quinta-feira, 14 de julho de 2011


Com mais de 20 nomes de peixes na letra da música "Sereia Manezinha" ou o "Reggae da Tainha", Valdir Agostinho homenageia Floripa, a Barra da Lagoa, as mulheres que curtem este local e sua mais importante vedete, a tainha. A letra é de Júlio César Cruz da Silva, produzido por Gazu, Guilherme Ledoux - bateria, Luiz Maia - baixo e backing vocal, Ulysses Dutra - guitarra e backing vocal, metais do Dazaranha, gravado no Jardim Eletriko.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ORÇAMENTO FAMILIAR: UMA FERRAMENTA CONTRA AS ARMADILHAS ! - Carlinhos Costa Beber

Na semana passada abordei a questão do ENDIVIDAMENTO das pessoas fisicas, e de lá prá cá, decidi trabalhar ainda mais nessa questão.
Quanto mais estudava o assunto, mais ficava preocupado, assustado.
Por isso, tomei por missão pessoal, tentar ajudar as pessoas a não entrarem nessa ciranda desgraçada.
E o primeiro passo, será a palestra que farei junto com o Prof. José Maria da Unifra, para os militares da Base Aérea - a convite do seu Comandante,
O tema será ORÇAMENTO FAMILIAR, a ferramenta adequada para ensinar as pessoas a gastar com sabedoria, para sobrar um pouco do salário todos os meses.
Mas é um caminho cheio de armadilhas:
1) Os assalariados não estão preparados para enfrentar todas as estratégias de marketing, que são diariamente criadas pelas empresas e pelos bancos. Todos, interessadissimos no nosso dinheirinho.
2) Uma grande dificuldade, é a enfrentada pelas familias com UMA ÚNICA FONTE DE RENDA.
3) A sonhada CASA PRÓPRIA, apesar de todos os estimulos do governo, está cada vez mais distante. A fantástica VALORIZAÇÃO DOS IMÓVEIS não para de surpreender os compradores (cresce o medo de uma "bolha" nos preços).
Assim, a intenção de fugir do aluguel, fica mais distante.
4) Muitos jovens, mal arrumam um emprego fixo, e já tratam de constituir familia. É vital que essa gurizada, primeiro faça o seu "pé-de-meia, antes de querer casar e ter filhos.
Vou citar aqui um exemplo:
Foi-me recomendado um jovem soldado que estava deixando o quartel, depois do periodo de engajamento (uns 5 anos). O rapaz tinha sido um militar exemplar sob todos os aspectos.
Prontamente me dispús a conhecê-lo, para o preenchimento de uma vaga na empresa. Só que para minha surpresa, esse jovem havia se casado com uma moça que já tinha um filho; e desse casamento, nasceu outra criança.
Vejam só o problema: a mulher não trabalhava, dependiam de aluguel para morar, e com dois filhos pequenos para criar. E mais: esse jovem não se preocupou em desenvolver uma PROFISSÃO, durante o periodo de caserna.
Por isso, a gente que é experiente, tem a obrigação de orientar esses jovens a melhor planejarem as suas vidas. Se pudermos influenciar, orientar, é melhor do que a omissão.
5) Outro inimigo do assalariado, são os PREÇOS DOS PRODUTOS e SERVIÇOS. Vi nessa semana na tv, o comparativo dos preços no Brasil, Argentina, México e Estados Unidos. Mesmo tirando fora a altissima carga tributária a que somos submetidos, OS PREÇOS NO BRASIL SEMPRE SÃO OS MAIS ELEVADOS. Quanto menor a concorrência, maior a margem de lucro das empresas.
6) Na área de alimentos, (ao contrário dos veiculos novos, por exemplo) o consumidor não tem referência de preços, ainda mais com tantas opções de produtos similares. Essa noção de preços, é fundamental na hora de entrar no supermercado para fazer as compras.
E por aí se vai !!! Pobre assalariado, que tem de fazer das-tripas-coração para render o seu dinheiro, e ainda fazer algum investimento de longo prazo, ou para poupar.
Mas a partir de agora, vou usar o meu conhecimento, acesso à midia e influência na comunidade, para ajudar as pessoas a administrarem melhor o seu salário. Não quero mais me omitir. Afinal, além de professor, disponho de informações econômicas e de marketing que a grande maioria não tem acesso.
Boa semana !!!

*********************************
FONTE : o autor é o Dr. Carlos Costa Beber, meu colega e amigo da UFSM, Santa Maria, RS, professor do Curso de Administração e articulista do jornal A RAZÃO daquela cidade.

ENDIVIDAMENTO: O PERIGO RONDA A SUA PORTA ! - Carlinhos Costa Beber

Já escrevi e falei bastante, a respeito do perigo que ronda a vida de quem está endividado.
Vejam bem: estou me referindo a dividas geradas no dia-a-dia das familias, ao contrário daquelas que são contraidas para aumentar o patrimônio, como a compra de um bem imóvel, ou mesmo de um veiculo.
Tenho conversado com amigos importantes, e que tem acesso a informações s/ o crescente grau de endividamente das pessoas, e chego a conclusão que alguma coisa tem de ser feita.
Sinto que está faltando orientação; sinto que para todas as familias seria interessante assistirem a palestras s/ ORÇAMENTO DOMÉSTICO.
Posso citar alguns exemplos:
* Pagamento de juros na compra de móveis e eletrodomésticos. Pouca gente faz a conta, do elevado juro que está pagando em todas as parcelas.
* O brasileiro assalariado, via de regra, se preocupa com o valor da prestação, na hora de optar por um bem, e "não dá bola" para o juro embutido.
* Os apelos de marketing das empresas, estimulam a compra por impulso, a compra sem necessidade, o supérfulo. É impressionante o que se gasta
com supérfulos.
E as grandes redes, dispõem de sistemas de controle s/ a disponibilidade de crédito de seus clientes, para induzí-los a compra adicional, sempre
que aparecem em suas lojas para o pagamento dos carnês. Abram o olho, gente !!!
* O CARTÃO DE CRÉDITO é uma facilidade da vida moderna, mas é um inimigo mortal do orçamento doméstico. O efeito psicológico de ter a
disponibilidade de crédito na hora de comprar, é um perigo terrivel. Por isso, o ideal é se pagar as compras do dia-a-dia, com dinheiro vivo. O
impacto psicológico de tirar o dinheiro da carteira, faz a gente pensar duas vezes antes de efetuar uma compra.
* Outro inimigo poderoso são os BANCOS. O gerente, sempre está disponivel para "resolver o nosso problema financeiro". Se você está com o
saldo devedor, ou com o cartão de crédito estourado, logo surge a proposta para fazer um empréstimo para "tapar os buracos", com a desculpa
de que o juro a ser pago é muito menor.
E aí começa a nova ciranda, que se não for bem administrada, só tenderá a piorar as coisas.
* Outro perigo, são as autorizações para desconto em folha. Só quem ganha com isso são os credores, pois a inadimplência "cai para zero".
* A oferta de crédito fácil, sem consulta ao SPC e sem maiores exigências de comprovantes, corregam junto um juro abusivo; impagável.
* A história de 10, 12 vezes sem juros, é outra armadilha, pois é obvio que o juro está embutido no preço do produto. Por isso é interessante, se
for parcelar nessas condições, solicitar o valor liquido da divida, se quiser quitar antecipadamente....
* O pagamento de aluguel para morar, é um desperdicio de dinheiro que voa pela janela. Por isso, que os programas do governo para a aquisição da
casa própria são muito oportunas
Enfim, poderia me alongar nessa questão, pois vejo que está crescendo o nivel de endividamento das pessoas. E dívida, "acaba com a vida da
gente", prejudica a qualidade de vida de toda a familia; é um desastre, se mal administrado.
Sou um defensor do financiamento para a compra da casa própria, e também para a compra de um veiculo ou de um consórcio. São formas de se poupar para aumentar o patrimônio.
Como prova, basta citar quantas e quantas vezes a gente começa a aplicar numa caderneta de poupança, e depois de alguns meses, por qualquer motivo, sacamos o dinheirinho acumulado. É chegada do Natal, são as férias, e assim por diante. Sempre há um motivo para se sacar a grana depositada.
Mas por outro lado, se a gente tem um compromisso financeiro que resulte num aumento de patrimônio, "vai-fazer-das-tripas-coração", para honrar o compromisso.
Assim é que funciona o ORÇAMENTO FAMILIAR. Gasta-se o necessário, e o resto será aplicado na poupança. Assim, se poderá comprar os bens duráveis À VISTA.
Já conversei com o Prof. José Maria da Unifra, para fazermos uma primeira palestra s/ Orçamento Familiar, para os militares da Base Aérea. Faz parte da minha missão, sensibilizar as pessoas a valorizarem os seus salários, e viver cada vez com mais qualidade de vida e dignidade.

************************************

FONTE : o autor é o Dr. Carlos Costa Beber, meu amigo e colega de UFSM, Santa Maria, RS, professor do Curso de Administração e articulista do jornal A RAZÃO, daquela cidade.