COLUNISTAS
E os morros?
por James Pizarro em 14/04/2016
Compartilhar:
Mais opções
A cidade de Santa Maria, onde nasci e me criei, é cercada por lindas montanhas. Muitas com áreas de degradação e desmatamento, além de pedreiras que consegui paralisar na Justiça quando estive vereador, em 1988/1992. Com o apoio dos colegas da imprensa.
Morro da Televisão, Morro do Cechella, Vila Bilibio, etc...tinham ocupações irregulares naquele período, ao arrepio do Código Florestal e sob a complacência dos políticos. Dei dezenas de entrevistas e escrevi um longo artigo para o jornal “A Razão”, que intitulei “A favelização de Santa Maria já começou”. No artigo eu previa os deslizamentos e as mortes. A cidade caiu de pau em cima de mim, enquanto alguns colegas de docência da UFSM me chamavam de catastrófico. Outros me chamaram de histérico. Os colegas da imprensa sempre deram cobertura aos meus avisos. No Morro do Cechella já houve erosão e alguns pequenos deslizamentos, felizmente sem feridos (por enquanto).
Lembram do desmoronamento na Favela do Morro do Bumba, em Niterói, com dezenas de mortes e famílias inteiras soterradas ? Em Florianópolis ocorrem deslizamentos diante de dois ou três dias de chuva apenas.
O inverno está chegando e, com ele, os períodos de chuvas torrenciais. Quem são os responsáveis pelo uso do solo em Santa Maria? Existe uma espécie de Plano Diretor para as áreas de risco da cidade? Essas áreas estão sendo monitoradas? Se positivo, por quem, quando e onde estão os relatórios do monitoramento? Existem autoridades, secretários, vereadores ou políticos sob qualquer título que estimularam - principalmente em anos eleitorais - a ocupação ilegal de áreas de risco? Existem loteamentos clandestinos? Áreas de preservação permanente estão sendo ocupadas? Os mananciais do município estão sendo protegidos?
Na catástrofe de Niterói, o ilustre prefeito daquela cidade, Jorge Roberto Silveira (PDT) teve a cara de pau de fazer uma ridícula comparação, ao dizer que “ninguém culpou os governos da Ásia pelos tsunâmis”. Sem ao menos ficar vermelho, o prefeito culpou São Pedro pelas chuvas excessivas e pelos desmoronamentos. Recentemente, em Goiás, a justiça liberou da prisão um psicopata de bom comportamento e que tratou logo de matar e estuprar seis adolescentes. As autoridades apenas disseram aos parentes indignados que ocorreu um “lamentável equívoco na avaliação psiquiátrica”. E tudo ficou por isso mesmo.
Se futuramente ocorrerem desmoronamentos e mortes nos morros de Santa Maria, culparão a quem? Vão culpar Nossa Senhora Medianeira e o Diácono Pozzobon que não velaram pela cidade o suficiente ? Vão culpar o azar que se abateu sobre acidade ? Culparão o Pizarro, ancião aposentado que tem a mania de bancar o urubu e fica antevendo tragédias? Respondam, suas almas distraídas: de quem será a culpa!?
James Pizarro
Professor aposentado da UFSM e ambientalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário