terça-feira, 1 de junho de 2021

DE BAR EM MAR - JAMES PIZARRO (DIÁRIO- 01.06.2021)

Tânia Regina dos Anjos é minha companheira de cafezinho, eis que frequentamos a Tabacaria/Confeitaria "Vícios e Virtudes", dos meus amigos Dol e Emerson, à rua Madre Maria Villac, em Canasvieiras. Ela pertencia a uma enorme confraria de amigos com os quais me reuni diariamente durante os dez anos em que morei naquela aprazível praia. Nascida em 1958, estudou no Grupo Escolar Antonieta de Barros, fazendo depois o Ensino Fundamental e o Ensino Médio no Instituto Estadual de Educação, ali concluindo o Curso Técnico de Redator Auxiliar. Cursou a Universidade Federal de Santa Catarina, graduando-se em Pedagogia. Publicou seus primeiros dez poemas no livro "Embrião", um coletânea com mais cinco colegas poetas. Quatro anos depois (1982) publicou seu primeiro livro, sob o título "Razão Maior", onde seus poemas falavam sobre ilha de Florianópolis. Em 11 de junho de 1987 lança outro livro : "De Bar em Mar", com capa de Jorge Prudêncio e ilustrações de Alfredo Rosar. Foi um exemplar deste livro que Tânia teve a gentileza de me presentear. Li o livro de um fôlego só e encontrei versos lindíssimos, tais como : "Engraçado, sinto-me como uma madrugada... Só não quero estar ocultada a vida inteira no teu peito tão estranho. Tenho um lado pervertido e outro convertido... Errei o passo no descompasso da capitulação." Tânia, sem dúvida alguma, muito mais que uma pedagoga é uma poetisa a ser lida, compreendida, meditada. Além de cantar suas emoções, suas experiências - malogradas ou não - canta as praias. Canta a ilha. Canta as ruas e avenidas de Florianópolis. Canta a ponte Hercílio Luz. Canta o povo manezinho. É uma poetisa que se orgulha da sua descendência açoriana. Agradeço à Tânia pelo livro que me deu. Agradeço porque seus poemas, de certa forma, me ensinaram mais sobre Florianópolis e sua gente. A ilha de Santa Catarina (este é o nome correto da ilha) abriga a parte insular da cidade de Florianópolis, que ainda tem uma pequena área continental que faz divisa com o município de São José. Esta ilha exerce um fascínio tremendo sobre as almas sensíveis. Suas histórias que se perdem nos tempos. Suas bruxas. Benzedeiras. Encantos. Corsários. Fortes. Não é à toa o título lindo de “Ilha da Magia”. É um lugar que apaixona qualquer um. Por isso, fica fácil ao turista distraído ir de “bar em mar”...

Nenhum comentário: