terça-feira, 7 de setembro de 2021

JULINHO BRENNER - JAMES PIZARRO (DIÁRIO -7.9.2021)

Júlio César de Almeida Brenner – meu saudoso amigo Julinho – graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria. (UFSM), onde também foi o primeiro professor deficiente físico cadeirante, ministrando aulas para o curso de Ciências Contábeis. Coordenou o Laboratório de Informática do Centro de Ciências Sociais e Humanas, e foi dono de banca de revistas. Julinho viveu 55 anos como cadeirante, e apesar das dificuldades, nunca desanimou e fez a diferença no meio onde viveu. Fundou a Associação Santamariense de Deficientes Físicos, foi presidente do CPM de uma escola de Ensino Fundamental e vereador de Santa Maria de 1997 a 2008. Foi presidente da APAE de Santa Maria e incansável na busca de melhores condições para a instituição. Julinho nasceu em 1º de Janeiro de 1946, em São Borja. Filho de Almiro e Perpétua Brenner, teve uma infância saudável, onde brincava com a irmã de três anos mais nova, chamada Maria Isabel. Aos 11 anos, ele enfrentou a primeira perda, quando seu pai veio a falecer. Aos 13 anos, em um mergulho na piscina do Avenida Tênis Clube, bateu a cabeça e ficou deixou tetraplégico. Julinho, com o apoio incondicional da mãe, dona Perpétua, conhecida como dona Péta (falecida em 2012 aos 95 anos de idade), voltou a estudar e, com muito esforço, aos 22 anos de idade, abriu uma banca de revistas: a Julio’s Stand. De dia, trabalhava e, à noite, estudava. As dificuldades não lhe roubaram o sorriso do rosto. Aos 32 anos, se formou e se casou com Nedi Goulart Brenner, com a qual teve os filhos, Fábio e Lívia. Em 1981, fundou a Associação Santamariense de Deficientes Físicos (Asadef). Foi presidente do Clube de Pais e Mestres do Instituto de Educação Olavo Bilac, onde os filhos estudavam. Após se destacar nas áreas social e educacional, em 1996, incentivado por amigos, concorreu às eleições para o Legislativo Municipal de Santa Maria e foi eleito com 2.415 votos. Feito que repetiu em 2000 (com 3.854 votos) e, em 2004, com 2.751 votos. Ao longo de 12 anos como vereador de Santa Maria, lutou pela educação e por qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiências. Com a frase “você não faz parte do problema, mas pode fazer parte da solução”, esteve sempre envolvido com a melhoria de qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais. Quando foi presidente da Câmara de Vereadores, insistiu até me convencer a fazer um comentário semanal na TV Câmara, Canal 16, que eu não queria fazer de modo algum. Finalmente, diante da insistência dele, o programa foi ao ar com o título de “Tema Livre” e obteve tanta repercussão que os outros dois presidentes da Câmara de Vereadores que sucederam o Julinho mantiveram o convite e eu fiquei no ar. Julinho foi com a esposa Nedi à rodoviária se despedir de mim e da Vera quando embarcamos para morar 10 anos na praia de Canasvieiras. Jamais esqueci deste gesto de amizade ele. Assim, era o meu querido amigo que nos deixou recentemente. Antes de partir, deixou para Nedi esta carta singela que ela me mostrou : “Querida, tu é minha vida. Não esqueça de mim. Cuida do Scooby e dos filhos, do Fábio e da Lívia. Obrigado pelo teu amor, carinho, por todo cuidado. Estarei contigo por toda minha vida, e do céu te olharei para sempre. Quando estiver com saudades pensa em mim. Reza por mim, e quando estiver triste, ouça “o Guassupiano”, e vai lembrar de mim. Desculpa por tudo que eu deixei de fazer. Sou teu fã nº 1, porque tu é ótima, guerreira, bondosa, querida, alegre e é assim que eu quero que tu seja para sempre. E, quando a gente se reencontrar, que sejamos felizes de novo”. (Julio Brenner)

Nenhum comentário: