segunda-feira, 13 de março de 2023
"HISTÓRIA DE SANTA MARIA : NOVOS OLHARES" - James Pizarro (DIÁRIO - 14.3.2023)
Há mais de sessenta anos coleciono livros, artigos, separatas, fotografias e documentos sobre a história da nossa querida Santa Maria. Possuo, pois, um razoável acervo sobre fatos e pessoas da cidade.
Este acervo foi enriquecido na tarde do último sábado, quando recebi a visita do jovem arquiteto e urbanista santa-mariense Alex Scherer Porporatti, formado no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana em 2021. Ele está concluindo seu curso de mestrado na UFSM no Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural.
Alex participa e atua em trabalhos relacionados à História de Santa Maria, Patrimônio e Restauro. Ele mesmo afirma que “possui como meta em suas propostas, promover uma profunda reflexão através do estímulo do senso de pertencimento sobre a preservação do patrimônio material e imaterial, analisando e interpretando a atual situação dos seus atributos de valor (arquitetônico, histórico, de memória).”
O arquiteto Alex, em sua visita, gentilmente me presenteou com a obra “HISTÓRIA DE SANTA MARIA, NOVOS OLHARES”, um alentado volume de 493 páginas, Casaletras (Porto Alegre,2022), com textos de diversos autores cuidadosamente organizados por Gustavo Figueira Andrade, Carlos Eduardo Piassini e Maria Medianeira Padoin.
Da página 352 à página 368 está publicado o trabalho do Alex, sob o título “Levantamento arquitetônico histórico-cultural do Clube Caixeiral Satamariense em Santa Maria - RS”.
Registro a dedicatória feita pelo Alex : “Ao nobre defensor da nossa História professor James Pizarro : ofereço esta belíssima obra sobre Santa Maria. Busco resguardar através da minha contribuição com este livro o resgate do nosso atemporal Clube Caixeiral Santamariense perpetuando a história de Santa Maria e o legado dos nossos antepassados. Um grande abraço. Março/2023”
O texto de Alex é ilustrado com 16 fotos explicativas sobre a fundação do Clube Caixeiral, sua história e situação atual. O clube, fundado em 1886, inaugurou sua sede definitiva em 1926. O arquiteto alemão Theodor Wiederspahn foi o autor do projeto arquitetônico, seguido à risca pelo responsável pela obra, Olympio Lozza.
Para quem, como eu, passou sua juventude inteira frequentando o Caixeiral, sua copa, seus bailes e boates, suas mesas de sinuca, seu restaurantes, sua biblioteca, a leitura do excelente trabalho da dissertação do Alex é um deleite e um reviver de emoções e lembranças de uma época de ouro. O texto é excepcionalmente bem escrito e de leitura agradável.
Recomendo a leitura dessa obra sobre nossa cidade para todos aqueles que nutrem amor por nossa terra. E agradeço ao arquiteto Alex pela gentil visita, assim como também relembro - por derradeiro - o trabalho a favor da restauração do clube por parte da querida amiga professor Anamaria Molina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário