quarta-feira, 13 de setembro de 2023
SANTA MARIA SOLIDÁRIA COM O VALE DO TAQUARI - James Pizarro (DIÁRIO - 12.9.2023)
O recente capítulo das enchentes no Vale do Rio Taquari, RS, abalou profundamente a comunidade rio-grandense, a ponto desse episódio estar sendo considerado a maior tragédia ambiental ocorrida em solo gaúcho em todos os tempos. Cidades varridas do mapa. Lojas destruídas. Hospitais e postos de saúde arrastados pelas águas. Milhares de residências totalmente invadidas pela lama e água.
Quase meia centena de mortos e dezenas de desaparecidos dão uma ideia da magnitude do fenômeno climático. Milhares de pessoas desempregadas. Centenas de pessoas isoladas e com dificuldade de resgate pelas aeronaves governamentais e particulares.
Cenas jamais imaginadas apareceram na televisão, tais como porcos e vacas isolados no telhado das casas. Centenas de cães e gatos famintos à procura de alimento e de seus tutores.
O socorro do governo federal , governo estadual e prefeituras somou-se ao trabalho de milhares de anônimos voluntários que acorreram de todas as partes do Rio Grande do Sul com a intenção de trabalhar solidariamente nas zonas atingidas.
O governo estadual montou e instalou no local o gabinete do vice-governador para coordenar as providências todas e evitar que o caos se instalasse. O governo federal montou hospitais de campanha. Destinou kits de saúde com medicamentos para os locais atingidos. Prefeituras estão cadastrando os atingidos porque cada familiar atingido vai receber 800 reais de ajuda do governo federal. Segundo a mídia publicou não houve um só pedido dos prefeitos e governador que não houvesse sido atendido.
Mais uma vez o gaúcho dá prova de sua solidariedade nos momentos difíceis. De quase todas as cidades gaúchas partiram doações de alimentos, remédios, agasalhos e material de limpeza.
Na segunda-feira (ontem) partiu da gare da Viação Férrea de Santa Maria um comboio de quase uma dezena de caminhões levando água potável, agasalhos, alimentos e material de limpeza. Tudo fruto da arrecadação feita por igrejas, clubes de serviço, autoridades e povo em geral.
Quando Santa Maria foi abalada pela infeliz tragédia da Boate Kiss, o país inteiro foi solidário com Santa Maria.
Com profundo senso de gratidão, generosidade e solidariedade, o povo santa-mariense fez agora o seu papel para ajudar seus irmãos do Vale do Taquari.
O povo de nossa cidade está de parabéns !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário