segunda-feira, 29 de junho de 2020
UM SONHO DE CIDADE - JAMES PIZARRO (30.6.2020 - DIÁRIO de S. Maria, pág. 4)
O coreto da praça Saldanha Marinho com a banda militar tocando dobrados maravilhosos e o povo encantado com as manobras feitas nos pratos pelo sargento Leobaldino, vulgo “Farol”. Enquanto crianças encantadas tentavam falar com as tartarugas do chafariz da praça. Senhoras de cabelos brancos e homens tomando chimarrão calmamente sentados nos bancos bem cuidados. E centenas de pássaros voejando entre as dezenas e dezenas de árvores. Pipoqueiros. Vendedores de carapinha e algodão doce.
A subida do perau com estrada imaculadamente limpa. Nenhuma pedra de basalto do calçamento solta. Nada de lixo nas valetas. Colibris sugando com delírio. Vista deslumbrante dos contrafortes da serra. Anunciando a breve chegada nos lindos balneários com seus límpidos açudes. Todos com águas transparentes e potáveis. Ambientes sem mosquito pólvora e sem sanguessugas.
Ruas e avenidas da cidade rigorosamente limpas. Trânsito fluindo organizado. Sinaleiras em perfeita sincronia, com “onda verde” tecnicamente planejada. Nenhum ponto de estrangulamento ou perda de tempo para irritabilidade de motoristas e pedestres. Asfalto com marcações perfeitas, faixas de segurança rigorosamente pintadas. Pistas de rolamento feito um veludo. Nada de solavancos. Zero de buracos.
Morro do Cechella com um gigantesco monumento de Nossa Senhora Medianeira, mais alto do que o Cristo Redentor. Com luzes que são avistadas até à Quarta Colônia. Com restaurante panorâmico no morro. Capela para realização de missas. Dezenas de lojas para venda de objetos e recordações turísticos. Centenas de turistas visitam o local, pois o morro foi totalmente dotado de toda espécie de equipamentos Posto policial e posto médico no local dão suporte ao turista.
Do Morro do Cechella até à estrada que dá acesso a zona da serra, passando por cima da barragem do DNOS, um teleférico deslumbrante que atrai a atenção de todos. Uma grande obra de engenharia, orgulho da cidade e seus habitantes. Que atrai milhares de turistas por ano.
Gare da antiga estação da Viação Férrea do RS no final da avenida rio Branco totalmente recuperada. Porque dela parte o “Expresso UFSM”, um comboio de dezenas de vagões de passageiros, carros pintados de azul e branco com o quero-quero da UFSM nas paredes externas, puxado por uma locomotiva Maria Fumaça. Transporta os estudantes da gare até o campus da UFSM, pois da estação de Camobi foi puxado um ramal de dois quilômetros até dentro do campus. Custo zero ou quase zero para os estudantes.
Plano de arborização gigantesco para todo o município de Santa Maria prometido, em conjunto, por todos os candidatos a prefeito para as próximas eleições, já que há décadas não se tem notícia de plano e execução REAL e CONTINUADO de árvores no município.
Neste momento, quando estou radiante de alegria, sou sacudido por minha mulher que me acorda da soneca depois do almoço para me avisar que o fisioterapeuta chegou. E tenho de fazer meus exercícios de recuperação muscular por causa da pandemia, por estar muito tempo em casa sem caminhar.
Eu estava sonhando...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário