terça-feira, 23 de março de 2021

MISSÃO CUMPRIDA, SERVIDORES MUNICIPAIS DA SAÚDE ! - JAMES PIZARRO (DIÁRIO, 23.03.2021)

Apesar de todos os cuidados com o isolamento social, álcool em gel, uso da máscara e procedimentos afins, é claro que a vontade de qualquer um era tomar logo a vacina contra o terrível vírus que está matando diariamente milhares de pessoas. E o medo se torna mais doloroso quando ele começa a ceifar vidas de amigos, de pessoas próximas a nós. E quando essas tristes notícias começam a virar rotina. Assim é que, quando li nas páginas do nosso DIÁRIO que tinha chegado a data da vacinação para os idosos da minha idade, fiquei feliz da vida. Meu filho foi para a fila do Colégio Santa Maria às 5h da manhã e conseguiu a senha número 036 para mim. Às 7h ele me ligou para que eu fosse com minha mulher. Eu imaginava encontrar uma cena de idosos sentados em banquinhos, cadeiras de pescaria, em pé, etc...talvez com meu cérebro alimentado pelas terríveis cenas dos noticiários de televisão que mostravam as vacinações de idosos no RJ e em SP. Ledo engano meu ! Já no portão da escola um enfermeiro impecavelmente vestido me recepcionou e me indicou gentilmente o caminho. Fui conduzido – junto com os outros idosos que estavam chegando – ao pátio interno do colégio onde centenas de cadeiras nos esperavam, todas separadas cerca de 1,5m uma da outra obedecendo rigorosamente o distanciamento social. TODOS OS IDOSOS FICARAM SENTADOS. Os avisos eram dados por autofalantes e as pessoas – antes das 8h – já eram cadastradas para não haver atropelos. Haviam seis mesas com cadeiras para que o idoso pudesse fazer seu cadastro confortavelmente sentado com um atendente que anotava os dados pessoais, tipo de vacina e data da segunda dose. Tudo sem pressa e na maior simpatia. Os que tinham dificuldade para se locomover eram auxiliados pela enfermeira com a maior polidez. Do cadastramento passavam para a sala seguinte onde haviam cerca de 8 enfermeiras fazendo a vacinação. Que se dispunham ainda, simpaticamente, a chamar uma colega para tirar a fotografia do ato da vacinação, um pedido da maioria dos idosos (inclusive eu). Total de todo procedimento : menos de 15 minutos ! Faço este relato e dou este depoimento pessoal porque a Secretaria Municipal de Saúde, seus funcionários, enfermeiros, enfim – todos seus componentes – executaram um serviço de Primeiro Mundo ! E quando as coisas todas saem bem feitas, raramente elas são reconhecidas. Mas eu penso diferente. A gente tem de ser grato publicamente. Obrigado, Servidores Municipais da Saúde de Santa Maria ! Vocês foram nota 10 ! Até dia 13 de abril, para a segunda dose !

Nenhum comentário: