domingo, 23 de janeiro de 2011

ANESTESIADA ATÉ QUANDO, CANASVIEIRAS !?

Publicado no Portal EcoDebate - Edição 1.265, de 25/janeiro/ 2011
(http://www.ecodebate.com.br/2011/01/25/anestesiada-ate-quando-canasvieiras-artigo-de-james-pizarro/) e reproduzido no blog SOS CANASVIEIRAS (http://www.soscanas.blogspot.com/)

***************************************

Ouvi uma pessoa aqui em Canasvieiras que, não conseguindo ficar calada pra não dizer besteira, saiu-se com esta "pérola" diante da enchente que invadiu casas, lojas, shoppings, mercados, Banco do Brasil,campings,restaurantes e bares :

- Deus está zangado com Canasvieiras !

Que coisa asnática ! (Asnática vem de asno...) Esta mesma pessoa é fumante e já presenciei, por diversas vezes, ela jogar a bagana do seu cigarro no estreito ralo da nossa rua.

Deus deixa os sacos de lixo nas ruas ?
Deus esquece as latinhas de cerveja nas calçadas ?
Deus deixa as dezenas de garrafas plásticas de refrigerante soltas pelas ruas ?
Deus pega seu lavajato e limpa as calçadas com a água potável da CASAN (que vem de longe e custa caro) e direciona toda sujeira para as bocas-de-lobo estreitas e já lotadas de dejetos ?
Deus asfaltou e calçou toda a cidade, impermeabilizando o solo e não deixando saída correta para as águas da chuva ?
Deus construiu centenas de edifícios em plena zona das dunas, ao arrepio da lei ?
Deus autorizou condomínios irregulares em zonas de preservação permanente ?
Deus ocupou com casebres as encostas do morro sabendo que elas iriam deslizar mais tarde ?
Deus é o ganancioso dono de Imobiliária Celestial e, por isso, quer ganhar dinheiro a qualquer custo e constrói em qualquer lugar, com ou sem alvará ?
Deus derrubou as florestas dos morros que ajudavam a conter o solo com seus milhares de quilômetros de raízes entrelaçadas ?
Deus se apossou de morros, encostas, cursos d*água, terrenos que são da Marinha, ilhas que são do Governo ?
Deus impediu que nossas autoridades criassem juízo e tivessem um sistema de alerta eficaz e precoce, além de um eficiente e rápido sistema de evacuação ?
Deus é que exige que as autoridades fiquem apenas "monitorando", "aguardando licitações" e outros papos furados, enquanto a população pamonha e calada não vai para as ruas protestar ?

Os desastres se repetem e qualquer ecologista sabe que se repetirão cada vez com mais frequência e gravidade, ceifando cada vez maior número de preciosas vida. Foi assim ano passado. Foi assim este ano. Será assim ano que vem.

Logo virá o Carnaval. O povo anestesiado desfilará pela Passarela "Negu Quiridu", fantasiado de conde ou de marquês. E todo mundo esquecerá dessa enchente. Como esqueceu das outras.

Ficarão assim até o dia em que não existir mais areia na praia de Canasvieiras. Os hotéis e pousadas ficarem vazios. E tudo ficar entregue aos cães errantes que vagam pelas ruas. E às águas-vivas que fazem arder a pele dos insensatos. Um dia todos descobrirão que dinheiro não é tudo na vida !

Mas, por favor, absolvam Deus de toda esta sacanagem.

**********************************
AUTOR : James Pizarro

9 comentários:

Rosamaria disse...

E de "asnáticos" como este o mundo está cheio, por isso acontecem certas coisas.

antes que a natureza morra disse...

Recebido por e-mail
******************************
From: Red Games Games
Sent: Sunday, January 23, 2011 8:15 PM
To: James Pizarro
Subject: Re: ANESTESIADA ATÉ QUANDO, CANASVIEIRAS !? - Prof. James Pizarro


Boa noite

Prof, em poucas palavras o sr resumiu o que acontece em Canasvieiras há décadas pois eu sou testemunha direta disso pois vivo aqui vai fazer 20 anos. Por isso fico muito feliz quando alguém aborda esses assuntos e dando nos dedos dessas pessoas que fazem exatarmente isso que o sr falou .

Parabéns e fico cada vez mais seu fã ! Do seu vizinho

Marinho

antes que a natureza morra disse...

Recebido por e-mail
**********************
From: Neusa Moura
Sent: Sunday, January 23, 2011 9:33 PM
To: James Pizarro
Subject: Re: ANESTESIADA ATÉ QUANDO, CANASVIEIRAS !? - Prof. James Pizarro


Pizarro

Esse é o grande problema cultural do brasileiro é achar que ele não
tem responsabilidade alguma nestas catástrofes. Hoje mesmo
passando de carro pelo café da esquina, um rapaz varrendo a calçada
e o lixo colocando no bueiro. Eu falei pra ele que não fizesse isso e ele ria
de mim. Os turistas também não tem educação, jogam latinhas, garrafas etc
pelo chão. A praia no final do dia parece que houve uma guerra. Lixo pra
todos os gostos e desgostos. Canasvieiras serve pra nós como exemplo,
mas sabemos que essa é a realidade de todo o Brasil. São Paulo que é
uma das maiores metrópoles do mundo, o lixo é jogado nas ruas mesmo sabendo
que a qualquer chuva mais forte esse lixo entope os bueiros e a água alagará
suas casas, e assim mesmo continuam fazendo a mesma coisa enchente após
enchente. Mudaram e estreitaram o curso dos rios, asfaltaram tudo e construíram em
lugares impróprios. Ocupação em áreas de risco? Onde está o estado? No Brasil só escutamos blá blá blá, ação nenhuma, mas na hora das eleições...... eles estão
prometendo mundos e fundos.

atenciosamente,


Neusa Moura
Canasvieiras
Santa Catarina

Paola Soares disse...

E um dia Deus nos confiou tudo o que construiu, mesmo não precisando da gente, o problema é que nossa mente ainda é pequena demais para dar valor a tanta grandeza.

Beijo, Pizarro!

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
*********************
From: Milton Oliveira
Sent: Monday, January 24, 2011 10:09 AM
To: James Pizarro
Subject: Canasvieiras


James:

Belo texto sobre Canasvieiras. Como sempre, a tua sensibilidade vai além dos simples mortais. Asnático? Quantos asnáticos, infelizmente, a gente conheçe, nos rodeiam com essas ignorâncias mal-pensadas e mal-ditadas.

Recebi teu e-mail anterior e conferi os vídeos das chuvas. Realmente, o tom da nossa conversa aqui em casa girou em torno dos itens do teu artigo. Os humanos tomaram conta de Canasvieiras, construem em todos os cantos, atolam de lixo por tudo, e, quando a chuva vem, só restam as ruas para ela passar em direção ao mar.

Um abraço daqui da terrinha,

Milton Oliveira

Sandra Petersen disse...

Temos uns vizinhos que depositam tudo em qualquer lugar (palitos de dentes, cotonetes, papeizinhos, óleo de cozinha usado, no pátio mesmo, comida pra cachorros na calçada, comida jogada pela janela), etc...MAS SE EU RECLAMAR os outros moradores se voltam contra mim, afinal NÃO PODEMOS SER INDELICADOS com pessoas mais velhas, blá, blá, blá,
Resumo: É MUITO complicado mudar a mentalidade incrustada de vícios em certas pessoas. Dizem que é cultural estes comportamentos. Eu acho que é má vontade e orgulho ferido em acatar aquilo que é melhor para nós e para a natureza. E de separar as coisas....para podermos, DE FATO, viver em paz e harmonia.
Parabéns, Professor!
Gostei tanto de seu texto que vamos postar em nosso blog.
Sandra Petersen

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
*************************
From: Roberto Grisard Clausen
Sent: Thursday, January 27, 2011 10:53 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: ANESTESIADA CANASVIEIRAS


CARO SENHOR,

CUMPRIMENTANDO-O CORDIALMENTE, DISCORDO NA SUA COLOCAÇÃO NO EMAIL RECEBIDO DE UM AMIGO, CREIO QUE VOSSA SENHORIA NÃO SEJE FLORIANOPOLITANO, SE FOSSE NÃO FALARIA TAL ABERRAÇÃO, PELO VISTO NÃO CONHECE OS PROBLEMAS DA MINHA CIDADE.

SUA OBSERVAÇÃO QUANTO AO DESCUIDADO DAS PESSOAS COM A NATUREZA ATÉ QUE SÃO VÁLIDAS, AQUI NO PRESENTE MOMENTO SÓ ME CABE UMA PERGUNTA.
PORQUE ATINGIR AOS FUMANTES QUANDO MUITAS VEZES AS PESSOAS "PSEUDOS INSTRUIDAS" FAZEM MUITAS MAIS COISAS QUE JOGAR UMA PONTA DE CIGARRO NA RUA OU NO LUGAR QUE MELHOR LHE CONVIER, SERÁ QUE UMA PONTA DE CIGARRO FARIA ESTE ESTRAGO QUE FEZ NO PLANETA E EM ESPECIAL EM CANASVIEIRAS?
TAL AGRESSÃO (AOS FUMANTES) É DESCABIDA, SERÁ QUE O SENHOR TAMBÉM NUNCA JOGOU UM PAPEL PELA JANELA DE SEU CARRO, E O MESMO NÃO CONTRIBUIIU PARA A ENCHENTE DE CANASVIEIRAS?
O PROBLEMA NÃO É PONTUAL, É SIM FALTA DE INFRAESTRUTURA EM TODA A CIDADE DE FLORIANÓPOLIS, APESAR DAS AUTORIDADES DAREM MAIOR ENFASE AOS BALNEÁREOS DO NORTE DA ILHA, FLORIANÓPOLIS NÃO É SÓ CANASVIEIRAS, JURERÊ INTERBACIONAL OU MELHOR O NORTE DA ILHA. FLORIANÓPOLIS É UM TODO.


--
ATENCIOSAMENTE
ROBERTO

Sandra Petersen disse...

UMA ponta de cigarro, com certeza não causaria TODO esse estrago que se vê. UM papelzinho também, não...UMA latinha, idem...e assim por diante.
Porém, se TODAS as pessoas que tem esses maus hábitos pensarem assim, é só fazer as contas. É questão matemática. Não dá para enganar, a natureza está reagindo.
Mas uma coisa é certa: QUEM JÁ ASSIMILOU QUE, SE CADA UM FIZER A SUA PARTE, QUE JÁ SE CONSCIENTIZOU, NÃO CONSEGUE JOGAR NAS RUAS OU EM QUALQUER LUGAR QUE NÃO SEJA O LIXO ADEQUADO, UM PAPELZINHO QUE SEJA.ISSO INCOMODA A SUA CONSCIÊNCIA, COM CERTEZA.
Sabemos também que esses VÍCIOS são difíceis de serem extirpados de nossos comportamentos, principalmente quando não aceitamos críticas e nos melindramos dando desculpas levianas
.
Florianópolis não pertence apenas aos nascidos aqui. O MUNDO todo nos pertence e é de nossa OBRIGAÇÃO MORAL defender e preservar o meio em que vivemos, independentemente de termos nascido aqui, em São Paulo, no Japão...Não podemos ficar sempre colocando a culpa dos nossos péssimos hábitos na falta de infra estrutura da ilha. Isso não contribui EM NADA com o que esperamos...que é vivermos numa ilha LIMPA, COM PESSOAS EDUCADAS E QUE SE PREOCUPAM EM COLABORAR PARA ISSO ACONTECER.

Sandra Petersen

Camila disse...

Oh, claro! Vamos TODOS jogar apenas "um papelzinho" no chão, nada pode dar errado mesmo... Ahhhhh, é "só um papelzinho"!

Francamente, Roberto...