sábado, 13 de abril de 2013

POR QUE VIM MORAR EM FLORIANÓPOLIS ? - James Pizarro

Vivi 65 anos em Santa Maria, minha amada terra natal, onde fiz meu aprendizado de vida. Onde fui alfabetizado. Fiz Ensino Fundamental. Ensino Médio. Curso Superior.
Onde trabalhei a vida inteira. Dando aula de Biologia em cursinhos. De ecologia na UFSM. Trabalhando em rádio mais de 30 anos. Em jornais. Em TV. Onde fui vereador. E fiz milhares de palestras. Onde casei. Tive três filhos. E três netinhos santa-marienses (mais os dois que nasceram em Minas Gerais). Onde meus filhos se formaram. E seguiram suas vidas independentes.
Há cinco anos saí da cidade e vim morar em Florianópolis. À beira do mar. Um sonho acalentado há anos. Mas no qual nunca tinha pensado seriamente. Vou fazer 71 anos em 26 de outubro de 2013 aqui na praia.
Muitos amigos mais chegados ficaram estupefatos quando lhes comuniquei que viria morar aqui. Num lugar distante, onde não conhecia absolutamente ninguém. Numa praia de 9000 almas no período de abril a novembro. Nesta linda praia de Canasvieiras, onde passei férias algumas vezes no passado.
Meus amigos queriam saber o porquê de abandonar Santa Maria. Onde tinha passado e presente. Amigos. Parentes. Ex-alunos. E alguns achavam que era loucura fazer isso aos 65 anos. Era muita ousadia, segundo uns. Ou loucura, segundo outros.
Já se passaram cinco anos. Conheço centenas e centenas de pessoas em Canasvieiras. Estou integrado às atividades da minha Igreja Católica, como Ministro da Eucaristia. E vivo aqui como se aqui vivesse há décadas. Com centenas e centenas de novos amigos e conhecidos. Pessoalmente, depois da naturaldesconfiança inicial, fui "assimilado" e aceito pelos meus amigos manezinhos. Já tenho uma biblioteca razoável de livros sobre a ilha. São mais de cem volumes garimpados na UFSC, nas livrarias, nos sebos,presente dos amigos. Osamigos manés ficam felizes porque sabem que estudo tudo sobre a ilha.De sorte que me sinto em casa. Ciente de que quem faz o ambiente é a gente.
Mas para aqueles que insistem em saber o porquê da minha vinda, do meu recomeço, eu sugiro ler este trecho do grande Fernando Pessoa :

" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma de nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia : e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos "

Preciso dizer mais ?

13 comentários:

carlos disse...

Dá um frio na barriga, mas se Deus me permitir vou abandonar as roupas usadas.

Anônimo disse...

Tenho vontade tb. Trabalho numa empresa pública que tem representação em todas as capitais. Se conseguir uma transferência, gostaria de ir para Floripa.

Unknown disse...

Grande vitória. Vejo em semelhante atitude que estou a empreitar. Talvez em breve seremos vizinhos. Abraço e parabéns pela conquista. Espero ser abençoado da mesma maneira.

Rodrigo Donario disse...

Parabéns por sua decisão ser feliz em outro lugar. Tomei essa mesma semana passada e chegarei na Ilha por volta do dia 15/11 ainda sem saber aonde morar e trabalhar....rs Espero obter o mesmo estado de bem estar.

Unknown disse...

James, ler esse seu post foi simplesmente sensacional.
Saí de Santa Maria rumo a Gramado onde fiquei por 8 meses. E agora estou indo para Florianópolis.
O fato de ouvir as pessoas próximas falando que talvez seja loucura só torna as coisas mais difíceis (ainda mais quando se tem 21 anos e decide mudar sozinho, como no meu caso) mas a vontade de fazer as coisas por bem próprio sempre acaba sendo maior. Nunca fui uma pessoa muito corajosa, mas sempre tive muita vontade de conhecer pessoas/lugares por aí, e isso acabou transbordando.
A frase que usastes no final retrata muito bem qualquer tipo de mudança!
Parabéns!

Conhece-te a ti mesmo. disse...

Ola, boa tarde.
Estou aqui, do MT, passeando pela Internet, procurando histórias de vida como a sua.
Penso de igual forma, e estou planejando essa mudança.
Só não quero esperar meus 65 anos.
Em breve, me aguarde, tão sonhada qualidade de vida, assim imaginada.
Att.

Fernando.

ambrosioadvocacia@gmail.com

Isabela Seabra disse...

Parabéns por esta conquista! Espero que você seja MUITO feliz! Encontrei o seu blog pois estou pensando em mudar para Florianópolis com o meu namorado este ano.

Abraços!

Indica Moda disse...

JAMES SINCERAMENTE EU TAMBEM SINTO ESSA VONTADE MAS SEMPRE TIVE MUITO MEDO MAS AGORA DEPOIS DE LER SEU BLOG ME SENTI ENCORAJADA E DAQUI PARA FRENTE VOU PENSAR DIFERENTE ATARVES DAS SUAS PALAVRAS ERA TUDO QUE EU PRECISAVA OUVIR DE ALGEM.OBRIGADA!

Unknown disse...

Simplesmente sensacional esse post... e essa frase de F. Pessoa caiu como uma luva... tenho muitas dúvidas em minha vida... e uma delas é dar esse pontapé inicial com "loucura" de encarar esse tipo de desafio... mas termino minha pós ano que vem e vou fazer exatamente isto... encarar a vida :D

Natura, Avon e Mary Kay, beleza à venda!! disse...

Li, tomei coragem e aqui estou! Ou sou tímida demais ou é difícil mesmo fazer amizades, a primeira coisa que te perguntam é o que você veio fazer aqui! Como se não fôssemos todos Brasileiros e que essa terra é do Brasil, perguntam de que você vai viver, sei lá, me deixa desconfortável essas perguntas...

Unknown disse...

Ola, estou vivendo um momento de transição. Moro na Capital de MS, sou Militar da reserva e trabalho em uma empresa de segurança. Estou apaixonado por Floripa, mesmo conhecendo só de falar e ver por videos, nunca estive na cidade, porém me sinto atraído por este lugar. Incrível, mas digo todos os dias para minha esposa e minha filha de 04 anos, que não vejo à hora de mudarmos para Floripa. Já morei no RJ quando era solteiro,sou praiano e vou, em breve, se DEUS me permitir e Abençoar, ancorar em Floripa com minha amada Família, para terminar os meus dias desta vida que DEUS me deu!!! alô Floripa, tô chegando, em breve, um GUERREIRO cheio de FÉ para AMAR e ser AMADO!!!!

Unknown disse...

OLA,BOA TARDE,GOSTEI MUITO DE SEUS COMENTARIOS,MORO EM PORTO ALEGRE,NÃO PAGO ALUGUEL,TENHO UM TERRENO NO BALNEARIO GAIVOTAS,ESTOU TERMINANDO UMA CASA NESTE BALNEARIO E GOSTARIA DE CONHECER ESTA BELA PRAIA QUE TODOS FALAM,EU E MINHA ESPOSA SOMOS APOSENTADOS E TEMOS UM FILHO NA IDADE DE 24 ANOS E GOSTARIA DE SABER SE AI TEM SERVIÇO, VISTO QUE ELE NO MOMENTO EKE ESTA RESCEBENDO O SEGURO DESEMPREGO,A PROFISSÃO DELE É MOTORISTA,E JA TRABALHIU COMO MANOBRISTA,GISTARIA MUITO DE RESCEBER SUAS INFORMAÇÕES SE POSSIVEL,OBRIGADO.

Anônimo disse...

Prezado James Pizarro,
Tenho quase certeza de que a partir de seu comentário a respeito de como aos 65 anos, você deu uma reviravolta em sua vida e veio morar em Floripa, muita "gente" (e me incluo nessa "gente"..) reafirma sua decisão de dar também a volta por cima e trocar a poeira (que deve antes, ser sacudida) pelas praias e areias catarinenses. Estou indo para Floripa em abril e agradeço desde já, à Vida Maior e à vc, por terem me inspirado a buscar no chão catarinense novas oportunidades de felicidade. Me seguindo nessa nova jornada existencial, meu cão; fiel e amado companheiro sempre disposto a aventurar-se no novo! Obrigada James eque a Vida Maior te abençoe sempre!