segunda-feira, 3 de março de 2014

JORGE ABELIN, CRIADOR DO CINE GLÓRIA - James Pizarro

Escrevi sobre o saudoso Jorge Abelin, gerente em S. Maria dos Cinemas Cupello (década de 60), responsável pelos cinemas Independência, Imperial e o Glória.
Recebi de sua filha Neusa Abelin, minha ex-colega de MANECO e hoje médica em S. Paulo, o segunte depoimento, via facebook :
  • Neusa Abelin


  • Meu pai foi contratado em 1939, como gerente e Inspetor e programador por Charles Sturgis, americano e que depois em 1944 quando nasci veio a ser meu padrinho. A Empresa Charles Sturgis era dona dos circuitos de Cinema em Bagé, Porto Alegre e do Imperial em Santa Maria. Meu pai inspecionava todos estes cinemas, tendo além de um salário mensal como Gerente, comissões e participações e cotas nos nos lucros de cada um destes cinemas , nas diversas cidades que ele inspecionava e programava. Somente em janeiro de 1946 a Empresa Charles Sturgis foi incorporada a Empresa Cupellos. Para a construção do Glória a Empresa Cupello tornou-se empresa de Capital Aberto, sendo meu pai um dos principais acionista bem como o principal responsável pela venda das ações para os demais acionistas, tanto que quando meu pai faleceu, quem tinha o fichário e nome de todos subscritores das ações dos CINEMAS CUPELLO S. MARIA S/A era minha mãe. Irei te passar estes documentos, comprovando o que estou te falando. Na realidade meu pai começou como gerente, inspetor e terminou como sócio, e só aconteceu o Glória graças a seu empenho, e sua vida, pois ele faleceu logo após. Ele acompanhava dia e noite a construção do Glória, gastos, compras de material, inspecionando,desobedecendo ordens médicas, pois já tinha tido um primeiro enfarte. Bjs e Obrigada por este carinho em contar a vida de meu pai.


Nenhum comentário: