sábado, 4 de julho de 2015

BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DE SC


A criação da Biblioteca Pública de Santa Catarina remonta ao ano de 1854, quando o então presidente da província João José Coutinho sancionou a Lei nº 373 de 31 de maio daquele ano. Todavia, apesar de criada em 1854, somente em 9 de Janeiro de 1855 é que foi oficialmente inaugurada.
Para alguns historiadores, a Biblioteca Pública de Santa Catarina é considerada a terceira mais antiga do Brasil. Está instalada no prédio atual desde 1979, tendo como missão manter, conservar e desenvolver a memória cultural do estado e promover a divulgação da cultura em geral, incentivando o hábito da leitura.
A Biblioteca Pública do Estado funciona desde 1999, como Depósito Legal através da Lei nº 11.074 de 11 de janeiro, que torna pública a obrigatoriedade de editoras e escritores catarinenses de doar um exemplar de cada obra impressa para o acervo da BPSC. O objetivo dessa lei é o de assegurar o registro e preservar, através da guarda de publicações, a memória do Estado de Santa Catarina.
Atualmente a Biblioteca conta com um acervo de grande volume, com títulos de diversas áreas do conhecimento e das inúmeras formas de produção literária, além da coleção de periódicos, audiovisuais, microfilmes entre outros materiais informativos, que abriga a memória bibliográfica e documentária de Santa Catarina.
Tem por finalidade a prestação de serviços públicos de leitura, informação de boa qualidade a toda população, promovendo o acesso amplo, democrático e universal aos registros de expressão humana em sua diversidade e popularidade. Contribuindo para o desenvolvimento cultural e intelectual das comunidades e para o exercício da cidadania. Para cumprir sua finalidade, a Biblioteca Pública é aberta a todos os cidadãos, no campo das ciências, das artes, das letras e da cultura. É um espaço vivo e dinâmico de atividades informativas e culturais.
É muito freqüentada e está localizada na área central da capital catarinense, na Rua Tenente Silveira, 343. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h15min, e sábados, das 8h às 11h45min.

Nenhum comentário: