sábado, 20 de maio de 2017

COISAS DE SANTA MARIA - James Pizarro

Em 1983, a Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) era uma subsecretaria colocada dentro do Ministério do Interior, cujo ativo titular era o Dr. Paulo Nogueira Neto. Por determinação da SEMA, em maio de 1983 foi decretado que todas as prefeituras brasileiras deveriam comemorar, de 1 a 7 de junho, a "Semana Nacional do Meio Ambiente". Em Santa Maria, fui convidado pelo prefeito Dr. José Haydar Farret para coordenar, planejar e fazer realizar este evento. Resolvi aceitar o desafio uma vez que os ecologistas eram acusados de apenas criticar e jamais executar algo prático. Passei cerca de 20 dias arregimentando forças.

Meus alunos da disciplina de Ecologia dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Engenharia Florestal ministraram dezenas de palestras nas escolas municipais e, junto com os escoteiros da Tropa Henrique Dias, plantaram dezenas de mudas de árvores ao longo do Parque Itaimbé, muitas delas transformadas hoje (34 anos depois) em frondosas árvores.

Todas as palestras foram gravadas pela Rádio Universidade com a colaboração de  Roberto Montagner, então diretor da emissora da UFSM, também responsável pela sonorização do Centro de Atividades Múltiplas durante sete noites consecutivas. Também colaboraram : Pedro Freire Junior (Rádio Imembui), padre Potrilho e Hugo Fontana (Rádio Medianeira), José Luiz (Rádio Santa-mariense), Paulinho Ceccin (FM Cultura), Jorge André (FM Atlântida), Ademar Ribeiro, Carlos Eduardo Pavani, Verinha Pinheiro e Sérgio Assis Brasil (todos pela TV Imembuí), professoras Romy Scalcon e Ceura Fernandes (pela Delegacia de Educação) e as direções de todas as escolas da cidade. As palestras também receberam cobertura das sucursais dos jornais de Porto Alegre, pois a programação teve repercussão estadual.

Durante as sete noites de palestras, cerca de 1500 pessoas lotaram completamente as dependências do Centro de Atividades Múltiplas, o popular "Bom-Bril". Houve necessidade de que a Rádio Universidade instalasse caixas de som do lado externo do prédio para que cerca de 500 pessoas pudessem ouvir as palestrantes. O impressionante era o silêncio e a disciplina de todos. O programa contou com palestrantes : prof. James Pizarro, prof. José Salles Mariano da Rocha, prof. Gustavo Quesada, prof. Horst Oscar Lippold, prof. Arnaldo Walty, prof. Amaury Silva  e o encerramento foi uma mesa redonda com os professores João Radünz Neto, Brandão, Ilka Bossemeyer e Paulo Ary Moreira sobre Piscicultura.

As cerca de 2000 pessoas que assistiram as palestras ganharam certificado de participação fornecido pela direção do SENAC. Registre-se também que a entrada durante toda a semana foi inteiramente grátis. Registro para a memória da cidade esta iniciativa, de intensa repercussão cultural, técnica, científica e popular. Lamento que, passados 34 anos, a comemoração da "Semana Nacional do Meio Ambiente" ficou apenas na primeira edição.Por razões que desconheço a semana nunca mais se realizou.

Coisas de Santa Maria...


Nenhum comentário: