segunda-feira, 8 de outubro de 2018

DESTINO EDIFICANTE PARA TAMPAS E LACRES DE AUMÍNIO ! - JAMES PIZARRO (crônica no DIÁRIO de Santa Maria, pág.4, edição de 9.10.2018)

“ Em 1948, Ludwig Guttman organizou uma competição esportiva que envolvia veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesão na medula espinhal. O evento foi realizado em Stoke Mandeville, na Inglaterra. Quatro anos mais tarde, competidores da Holanda uniram-se aos jogos e, assim, nasceu um movimento internacional. Este fez com que jogos no estilo olímpico, para atletas deficientes, fossem organizados pela primeira vez em Roma, em 1960. Em Toronto, 16 anos depois, foram adicionados na competição outros grupos de pessoas com deficiência. A partir daí, surgiu a ideia de fundir estes diferentes atletas em um grande torneio esportivo internacional. Naquele mesmo ano, 1976, a Suécia organizou os primeiros Jogos Paralímpicos de Inverno. ” Esse é o resumo da pesquisa que fiz nos arquivos do PC-Comitê Paralímpico Internacional e CPB-Comitê Paralímpico Brasileiro.
Moro na Galeria do Comércio. No saguão de entrada do condomínio existe um grande recipiente de plástico onde os moradores são convidados a depositar os lacres de alumínio e as tampas plásticas de garrafas. Fiquei sabendo tratar-se da uma campanha da ASSAMPAR – Associação Santa-mariense Paradesportiva. Nome da iniciativa : CAMPANHA PARATLETA. Entrei em contato com o amigo Flávio Correa, cadeirante e sócio ativo da ASSAMPAR e ele me contou detalhes, até então, desconhecidos para mim.
A ASSAMPAR reúne cerca de 20 cadeirantes, amputados, autistas e portadores de outras deficiências crônicas, além de grande número de colaboradores. O criador/idealizador da entidade é o sr. Denilson Souza, militar reformado, cadeirante, que sempre foi preocupado com a reinserção social do portador de necessidades especiais através da prática do esporte.
Flávio Correa foi enfático ao me dizer: “O paradesporto como ferramenta de reinserção social para pessoas com algum tipo de deficiência física e/ou motoraé a razão da existência da Assampar. Nossa prioridade não é a busca por troféus e não há cobrançaspor resultados em competições. Despertar no paratleta a simples vontade de praticar algum tipo de atividade físicae conviver com outras pessoas na busca de novas amizades é o verdadeiro objetivo da Associação. Nesse processo, fazemos questão da participação não apenas do paratleta, mas o envolvimento de pais, irmãos, amigos e cônjuges, para uma completa integração. “
Vale ressaltar a compreensão e incentivo do Clube Cruzeiro do Sul, CTG Sentinela da Querência e Centro de Equoterapia Integração, valorosos estimuladores da ASSAMPAR.
Em 2018 foi lançada a "Campanha Paratleta", que consiste na arrecadação de tampas plásticas de garrafas e lacres de alumínio visando arrecadar recursos para a compra de material paradesportivo (além da questão ecológica com a reciclagem de material plástico). Até então, Denilson Souza, o atual Presidente da Associação, usou de recursos próprios para a compra do material esportivo disponível para uso. Com o aumento da demanda, fez-se necessária a criação da campanha para arrecadar fundos. Cada cadeira custa cerca de 4000 reais. E para conseguir 4000 reais são necessárias toneladas de lacres de alumínio ! A cidade precisa colaborar ! Os locais de coleta estão disponíveis no Facebook na página "Paradesporto e Lazer SM"
Os interessados em colaborar podem entrar em contato por e-mail : assampar2018@outlook.com Ou podem ligar para o Denilson Sousa : 55.99941.4467

Nenhum comentário: