terça-feira, 5 de novembro de 2019

MÃOS À OBRA,OLAVO BILAC ! - JAMES PIZARRO (Diário de SM, pág. 4, edição de 5.11.2019)


Conversei nos últimos dias com a amiga Ana Maria G. Molina, ex- professora de Português da Escola Estadual de Ensino Médio “Professora Maria Rocha” e também muito ligada ao Olavo Bilac. Desde o dia 5 de outubro a Ana Maria se encontra na presidência da Associação SOS OLAVO BILAC – PROJETO MÃOS À OBRA, uma iniciativa da Associação dos Ex-alunos, professores e  funcionários da E. E. de Ensino  Médio “Professora Maria Rocha”.

O Olavo Bilac abrigou o Maria Rocha até 1977, quando este ganhou prédio próprio. As escolas sempre estiveram muito unidas afetivamente. Há 22 anos se reúnem para comemorações e reencontros de seus membros, sempre no mês de outubro.  No ano de 2014 foi lançado um precioso livro  chamado “CHUVA DE ESTRELAS”, organizado pela a Ana Maria G. Molina e com a colaboração de Jacob Chamis e Jair Alan Siqueira. É uma obra de 198 páginas, ricamente ilustrada, de grande importância para a memória cultural da cidade, onde é contado principalmente a história dos 50 anos da criação da banda da Banda Marcial do Maria Rocha.

No encontro realizado em outubro de 2019, os integrantes  da associação em visita aos prédios do Olavo Bilac constataram, consternados, a situação caótica em que os mesmos se encontram. E resolveram ajudar a escola diante disso. Assim é que, a Oitava Coordenadoria Regional de Educação – uma vez procurada pela comissão – informou da existência do Projeto “Escola Melhor, Sociedade Melhor”, através do qual a sociedade civil pode realizar  obras e interferir praticamente nos prédios das escolas. Foi assim que surgiu – num ato de cidadania – a Associação SOS OLAVO BILAC – PROJETO MÃOS À OBRA ! Para que possam ser captados recursos no seio da comunidade para que os prédios do Bilac possam ser reformados.

Eu não estudei no Olavo Bilac. Sou cria de outra escola estadual. Mas fiquei comovido com o senso de responsabilidade, de generosidade, de humildade e a sensibilidade no sentido de relações públicas da professora Ana Maria G. Molina ! Quando entrou  em contato comigo, imediatamente encomendei duas camisetas da campanha, uma para mim e outra para minha esposa, esta sim, uma ex-aluna do Bilac. E que três dias depois me foram entregues em mãos ! Também comprei um número da rifa  de um automóvel  Fiat Mobi 2019 Zero KM e 4 smartphone  Samsung, que corre dia 21 de dezembro, ao preço de 10 reais.

Quero citar o ex-aluno Nabor Silva, hoje arquiteto, que fez o laudo técnico apontando toda a problemática dos prédios. E  também o ex-aluno Eduardo Tochetto, hoje engenheiro, presidente da Sociedade de Agronomia e Engenharia de Santa Maria, engajado no processo de remodelação dos prédios. Estão auxiliando muito a professora Molina.

Temos uma Santa Maria cheia de problemas em vários prédios importantes. Casa da Cultura. SUCEVE. Clube Caixeiral. Restaurante Popular. USE.

Não é todo dia  que surge numa escola uma professora aposentada com a garra e a liderança da professora Ana Maria G. Molina ! Os professores, ex-alunos e funcionários do Olavo Bilac, com modéstia e inteligência, souberam tomar as medidas corretas, procurar os caminhos certos e botar mãos à obra ! Merecem nosso apoio e nosso auxílio prático ! Comprem a camiseta da campanha e a rifa do automóvel !

O Olavo Bilac é um patrimônio da nossa cidade e merece nossa ajuda !

Nenhum comentário: