terça-feira, 1 de dezembro de 2020

JUBILEU DE OURO DOS AGRÔNOMOS DA UFSM/1970 - JAMES PIZARRO (Diário, pág. 4, edição 1.12.2020)

Nos primeiros dias de março de 1967 iniciei minha vida docente na UFSM dando aulas para o Curso de Agronomia (então, chamado Faculdade). A disciplina tinha um nome longo : “Zoologia Agrícola : Anatomia e Fisiologia dos Animais Domésticos”. Era ministrada por três docentes. O eng. agr. Armando Adão Ribas dava as aulas de Zoologia Agrícola. O médico-veterinário Flávio Martini dava as aulas de Anatomia dos Animais Domésticos. E eu dava as aulas de Fisiologia dos Animais Domésticos. Eu tinha apenas 25 anos quando comecei na carreira universitária, mas tive a sorte de estar acompanhado pelos experientes professores Martini e Ribas, que sempre me trataram carinhosamente e com muito incentivo. Eu mesmo já tinha muita experiência didática porque já dava aulas nos cursinhos pré-vestibulares desde os 18 anos. Lembro que nessa primeira turma de alunos muitos eram mais velhos que eu. E por ser a minha primeira turma de universitários eu dei o máximo dos meus esforços e dedicação. Fiquei muito amigo de todos, uma turma de mais de 60 alunos que por se formarem quatro anos depois constituíram uma associação chamada AFA-70 (Associação dos Formandos em Agronomia de 1970). No final do curso, para imensa surpresa minha, fui um dos homenageados da turma de formandos, o que muito me emocionou. Contei tudo isso, porque recebi ontem esta carta que peço licença ao leitor para transcrever : “Prezado professor James : Neste ano de 2020 comemoramos o nosso Jubileu de Ouro. Precisamente no dia 9 de dezembro de 1970, dia de grande euforia, 64 jovens sedentos de Agronomia foram coroados com a beca da sabedoria agronômica para impor-se sobre a terra e, com a benemérita ciência, fazê-la produzir e conduzir o único meio de sobrevivência da Natureza : a alimentação humana, animal e vegetal. Nesse dia, as famílias se regozijavam e o senhor, caríssimo professor James Pizarro, estava conosco regozijando-se também pelo mérito de ter contribuído com o seu sábio conhecimento para a formação desses jovens e, em cumprimento da missão de ensinar, entregar ao Brasil e ao mundo, tantos talentos que contribuíram para o engrandecimento da Agronomia. Por essa razão, caro professor Pizarro, queremos congratularmo-nos com sua honrosa presença no dia 11 de dezembro do ano em curso, as 18h00, no Hotel Recanto Business Center, Recanto do Maestro, proximidades de Vale Vênetto, ocasião em que se encontrarão os seus outrora discípulos comemorando o seu Jubileu de Ouro os seus 50 anos de formados. Ansiosamente, aguardamos a sua honrosa presença com certeza de que enriquecerá o nosso tão esperado encontro e, acima de tudo, comoverá a todos os que copiaram o altruísmo e o exemplo de um autêntico profissional como foi o nobre professor. Eng. Agr. CAMILO CERVI (pela Comissão Organizadora do Encontro AFA-70) “ Agradeço aos meus queridos ex-alunos, hoje colegas, por tornarem a lembrar de mim meio século depois. Lembrei de todos e lembrei das aulas enquanto lia a carta. Lembrei do receio que tive antes das primeiras aulas em não estar a altura da missão. Medo que logo se dissipou. Agradeço a Deus por ter tido alunos tão generosos para comigo. Não me envergonho de dizer ao leitor que terminei de ler a carta chorando. Precisava repartir esta emoção contigo. Num país sem memória e num mundo sem gratidão, ser lembrado cinquenta anos depois é uma medalha que prego no meu peito. E que dedico a meus filhos e netos. Glória alta e compreensão entre os homens a todos os meus alunos da AFA – 70 !!!

Nenhum comentário: