sexta-feira, 16 de maio de 2008

MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS - James Pizarro

Quem visita Floripa tem a obrigação de conhecer o Mercado Público Municipal, uma jóia de arquitetura e de importância histórica. Já o conhecia apressadamente, de outras viagens. Mas agora, com mais vagar, na condição de morador daqui, me sinto à vontade para investigar cada pedaço, saber de suas histórias, de seus habitantes lendários, de suas bancas famosas, de seus frequentadores assíduos. Pode-se fazer todo tipo de compras lá. Existem 122 boxes que vendem roupas,utensílios,cerâmica, artesanato,trabalhos em palha e em vime. Também se pode comer qualquer tipo de fruto do mar. Mexilhões, ostras, camarões, tainhas,etc...há de tudo e para todos os gostos. É obrigatória a visita à "Banca 34", famosa mundialmente, pois todas as figuras famosas (artistas, cantores, músicos, políticos) que frequentam a cidade são levadas nessa banca para tomar sua bebida e provar da culinária típica da ilha.
O atual mercado foi construído em duas etapas : a primeira, em 1889, que contava com apenas uma ala; a segunda, em 1915, quando se construiu a segunda ala em cima de um aterro,assim como as torres e as pontes que as interligam e o vão central.
Por volta das 8:30h do dia 19 de agosto de 2005, um violento incêndio destruiu toda a área interna da ala norte do Mercado Público. A ala foi reconstruída e hoje a prefeitura municipal quer fazer licitação para que os novos boxes possam ser ocupados, enquanto os antigos ocupantes (de antes do incêndio) lutam na justiça pelos seus direitos. A maioria deles têm inclusive os recibos de compra dos boxes.
A comerciante Marlene Mansur, dona do Bazar Mansur, o box mais antigo em funcionamento, mostra para todos o recibo de compra do local feito em 1947, pelo seu pai, Gideão Mansur.
A polêmica promete vários lances na justiça...

Um comentário:

doka disse...

James!!!!!!!!!!!!!!
Defensor e admirador dos animais.

Ecologista fanático.

Meu amigo de Rádio Universidade há 30 e poucos anos.

Te admiro por esta humildade, de querer morar em Sta Catarina, continuando a trabalhar para este povo maravilhoso.

Continue sua luta, outros te seguirão.

Meu carinho

DORIS GROISMAN