sábado, 17 de abril de 2010

UMA SENSAÇÃO DE MELANCOLIA...

A minha amiga jornalista Bia Zasso, cinéfila de carteirinha, deve estar radiante. Ou vai ficar, se ainda não sabe. Dia 15 de abril chegaram às locadoras monumentais clássicos de duas feras do cinema : "Clamor de Sexo" (de Elia Kazan) e "Eva" (de Joseph Losey).

"Clamor do Sexo", feito há 60 anos, é sobre a família e seus conflitos. Sobre o amor e sexo entre os jovens. Pais que são contra namorados dos filhos. Professores e pais que jamais aprenderam a ajudar seus filhos e alunos. Famílias que eram ricas e a depressão econômica tornou pobres.

Mas o que mais me chamou a atenção no filme é uma cena melancólica. Os dois namorados, cujo amor não deu certo por causa de múltiplos fatores, se encontram muitos anos depois. E é uma decepção total. O grande objeto de desejo de outrora não significa absolutamente mais nada. Tudo terminou. Eles estão secos por dentro. São estranhos. É um encontro pungente. Que remete à solidão. À melancolia.

Os mais jovens que fazem leitura dos meus textos (e que são a maioria) experimentarão esta mesma sensação futuramente. Pode ser com uma colega de infância. Uma namoradinha que ocupou nosso cérebro e nossa alma com sofreguidão. Uma colega de faculdade. Pessoas que foram importantes no nosso mundo afetivo.

Passam-se os anos. E ao rever aquela pessoa que deixava nosso coração em chamas, ela se transforma num borrão na paisagem. Não nos diz mais nada. Tudo virou uma oceânica decepção.

E a gente vira as costas.
E saí caminhando. Passos lentos. Olhar perdido.
Uma ardência no peito.
E uma certa estupefação diante do mundo.
************************************
AUTOR : James Pizarro

3 comentários:

Bianca Zasso disse...

O filme faz isso mesmo com a gente. é forte. Muitas pessoas já perderam o significado pra mim. E isso é bom...sinal que a gente amadurece

Bianca Zasso disse...

O filme faz isso mesmo com a gente. é forte. Muitas pessoas já perderam o significado pra mim. E isso é bom...sinal que a gente amadurece

Rosamaria disse...

Tenho um primo que era apaixonado por uma parente e o namoro foi proibido pelos pais dela, pq ela era rica e ele pobre, diziam que ele queria o dinheiro dela. Os anos passaram, os dois casaram com outros, ele ficou viúva, ele se separou. Nós promovemos um encontro tão esperado pelos dois durante anos e não deu certo. Eles já eram um borrão na paisagem de cada um.
Bjim