segunda-feira, 15 de novembro de 2010

NÃO SE DEVE CONTAR COM O OVO NO FIOFÓ DA GALINHA

Assisti aos jogos da seleção brasileira feminina de vôlei no campeonato mundial realizado no Japão. Nas semifinais, as japonesas estavam ganhando do Brasil por 2 sets a zero, com total apoio da torcida local. O Brasil fez 2 a 2 e ganhou o set final. As japonesas contavam como certa a vitória. E perderam.
Brasil foi para a final contra a Russia no domingo pela manhã (14/11/2010). Depois de estar ganhando por 2 sets a um, deixou escapar a vitória. As russas empataram em 2 a 2 e venceram o set final, sagrando-se campeãs mundiais.
Em ambos os casos, japonesas (no sábado) e brasileiras (no domingo) "contaram com o ovo no cu da galinha", expressão muito usada no Rio Grande do Sul. Essa expressão tem um erro sob o ponto-de-vista biológico, porque galinha tem é cloaca e não cu.
Quem já criou galinhas no pátio sabe que as galinhas cantam muito depois de ter posto o ovo, fazendo mídia da sua própria obra. A galinha canta e basta ir colher os ovos no ninho. Mas algumas vezes a galinha faz um escarcéu, se esganifa cantando. A gente vai lá e não tem ovo algum. Daí a razão da expressão chula, mas verdadeira.
Mas interessa aqui o que significa popularmente essa expressão : nunca se deve ter como certa uma coisa, nunca se deve festejar algo por antecipação.
Eu mesmo incorri neste erro. Estava ouvindo e vendo o jogo pela TV. Quando o Brasil fechou 2 a 1 eu peguei minhas coisas e fui pra praia. Porque o dia estava divino em Florianópolis. E eu contei como certa a vitória do nosso time de vôlei feminino. Já na praia, tomando meu refrigerante, fiquei sabendo de nossa derrota.
Pelo segundo ano consecutivo perdemos uma final mundial de vôlei feminino, título ainda inédito para o Brasil. Acho que está na hora de um psicólogo ensinar às gurias do vôlei que "nunca se deve contar com o ovo do cu da galinha".
Porque eu, já na terceira idade, parece que ainda não aprendi.
********************
AUTOR : James Pizarro

Nenhum comentário: