terça-feira, 9 de novembro de 2010

O ESCÂNDALO DO ENEM


Em 2009, provas do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio foram furtadas da gráfica PLURAL, cujo contrato foi cancelado.
Em 2010, o escândalo se repete, desta vez com outra gráfica de grande porte, que "esqueceu" de conferir um lote de 21.000 provas, justo as que sairam com erros. Existem questões sem resposta e questões com dupla resposta.
Se num cursinho pré-vestibular ou num colégio particular por dois anos seguidos um professor incorre em erros graves na formulação das questões ou na confecção dos gabaritos, ele seria prontamente afastado e demitido.
Mas no ENEM, que está sob o controle do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, tudo parece tranquilo, a julgar pelas declarações dos responsáveis pela educação brasileira. O Ministro da Educação isenta o INEP de qualquer erro. E o presidente Lula, ao invés de demitir todo mundo para proteger os estudantes e dar credibilidade ao ENEM, apressa-se em dizer na África que "o ENEM foi um sucesso".
Por essas e por outras é que no IDH - Índice do Desenvolvimento Humano, recentemente publicado pela ONU,o Brasil ocupa o vergonhoso lugar número 73.
Se a Educação do Brasil vai bem temos também de acreditar em Branca de Neve e os sete anões.
E também no Papai Noel.
Que era barbudo. Mas pelo menos não mentia.
*********************
AUTOR : James Pizarro

2 comentários:

Unknown disse...

Meu caro Pizarro: Tuas afirmações não poderiam ser mais precisas. Não tinha me manifestado ainda sobre esta "tragédia organizativa cultural", mas aproveito a importânica do teu blog para afirmar que, é simplesmente inadmissível que isso tenha ocorrido, e o pior, por duas vezes. Mantendo as proporções para uma comissão de vestibular, da qual fui dirigente por 12 anos, não é possível admitir que, possa ter havido tamanha bagunça nessa prova do ENEM e por cima,ser feito vistas grossas pelos mais altos mandatários da nação. Ou será que existem outros interesses que desconhecemos, por quem assumiu essa tarefa de aplicar esse concurso? só o tempo dirá ...

antes que a natureza morra disse...

Adalberto !

Publicado o comentário ! Perfeito !!!
Obrigado por ler meu blog, o que aumenta minha responsabilidade.

Abraço fraterno

Pizarro