sábado, 5 de fevereiro de 2011

VALEU, CACAU !

Desde que vim morar em Florianópolis, na praia de Canasvieiras, tenho escrito nos meus blogs, jornais e revistas, verdadeiras declarações de amor à ilha da magia. Tenho feito a defesa do seu meio ambiente e denunciado as agressões ao mesmo. Porque me revolta a destruição das belezas deste paraíso.

Tenho feito palestras onde me convidam, participado de reuniões com autoridades, falado na igreja. E por mais que me esforce em defender a ilha que escolhi para morar, tenho sido burramente interpretado por alguns ambiciosos que só enxergam dinheiro à sua frente. E que nem ao menos têm sensibilidade para entender que estão liquidando com o futuro da ilha.

Não possuo propriedades aqui. Não vim tomar o lugar de ninguém. Não faço concorrência em qualquer tipo de atividade. Pelo contrário, vim gastar aqui o dinheiro das minhas duas aposentadorias. E toda atividade que faço em prol da ilha é VOLUNTÁRIA e GRATUITA.

Quando ouço piadinhas eivadas de xenofobia ou quando me tratam como se eu fosse um estrangeiro e que deveria permanecer calado, eu fico em silêncio e sorrio. Porque consultando os dados parciais do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sei que mais de 50 % da população da ilha é composta de gaúchos, paranaenses, paulistas, argentinos, etc...
E afinal de contas a gente vive numa república federativa e vai morar onde quiser, desde que tenha dinheiro para tal, respeite as leis e pague suas obrigações.

Cacau Menezes, para que meus conterrâneos gaúchos possam entender, é uma espécie de Paulo Santana de Santa Catarina. Popular,tem espaço na rádio, TV e "Diário Catarinense".
Na sua coluna  do dia 6/1/2011, lavei a alma ao ler no início da sua apreciada página, o seguinte texto, sob o título de "TURISTA ACIDENTAL". Como residente fixo em Florianópolis, me senti confortado ao ler :

"O turismo em Floripa é bom para quem? Só para donos de hotéis e restaurantes, cujas taxas IPTU e ISS foram reduzidas nas últimas administrações. E alguns manezinhos que alugam seus imóveis e vão dormir na casa da sogra. O restante são migalhas: produtos de R$ 1,99 e comida por quilo. Mas o nativo sofre com cachorros na praia, chimarrão, frescobol, praias poluídas, estradas congestionadas, espaços ocupados, água, luz, preços inflacionados e ainda se aguenta turista resmungão. Para este, falta estacionamento, sobram filas, falta educação, banheiros públicos (de preferência grátis) e a ameaça de nunca mais voltar, como se dele fôssemos sentir falta. Vivemos numa ilha e as ruas não podem ser alargadas, os viadutos só transferem os congestionamentos e os órgãos públicos não vão dobrar o fornecimento de água, luz e telefone para atender uma população flutuante que aqui veraneia por meros 30 dias. Pode ser politicamente incorreto, mas a solução é proibir a circulação de veículos com placas de fora de Santa Catarina durante todo o janeiro; quem está não sai e quem vem não entra de carro de fora do Estado."

O que eu acho revoltante é o espírito de capacho que alguns têm em aceitar todo tipo de barbaridade que muitos turistas fazem em matéria de sujeira e destruição porque eles são fonte de dinheiro. Tratam os mesmos com rapapés e sorrisos postiços, pretensos gestos de elegância tupiniquim, porque os mesmos trazem alguns tostões durante 30 ou 60 dias. É muito espírito subalterno e falta de amor à ilha. Fazer vistas grossas à sujeira, à destruição, tapar os ouvidos com tampões de silicone para não ouvir as hordas de bárbaros que infernizam as noites de Canasvieiras. Onde fica a lei do silêncio ? Vendemos uma imagem que somos um país sem dono e sem ordem. Temos de dar excelente tratamento ao turista bem comportado. E ao mau turista, os rigores da lei, ora essa !

Fico feliz, como manezinho adotivo que sou, que o Cacau Menezes denuncie e tenha a mesma opinião e a mesma visão de Florianópolis que eu tenho. Quem quer esconder as coisas embaixo do tapete é inimigo da cidade. Quem quer que a cidade seja salva da destruição tem de berrar, denunciar, abrir a boca. Até ser ouvido.

Parabéns, Cacau !

**************************
Autor : James Pizarro

15 comentários:

Beth/Lilás disse...

Decisão de homem, de macho, coisa que está faltando neste meio político ultimamente, principalmente daqui.
Também moro numa cidade litorânea e as praias oceânicas são invadidas nos finais de semana por carros de municípios que entopem as praias, ruas e sujam à vontade, não têm compromisso com a cidade, não pagam IPTU e usam como querem.
Continue militando por aí, afinal o mundo é daqueles que amam e respeitam a natureza, não importa se nasceu aí ou não, mas você é um cidadão que honra a ilha.
bjs cariocas

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
******************
From: MAURO MENEZES
Sent: Sunday, February 06, 2011 9:32 AM
To: James Pizarro
Subject: Re: "PARABÉNS, CACAU MENEZES" - Prof. James Pizarro


PARABÉNS PELO TEXTO AMIGO PIZARRO. ASSINO EMBAIXO. JÁ REPASSEI PARA VÁRIOS AMIGOS AQUI RESIDENTES, COMO NÓS.
BOM FINAL DE SEMANA (para nós, todos os dias são finais de semana eheheheheh). UM ABRAÇO. MAURO

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
************************
From: Mário Osny Rosa
Sent: Sunday, February 06, 2011 6:21 PM
To: James Pizarro
Subject: Re: "PARABÉNS, CACAU MENEZES" - Prof. James Pizarro


Parabéns James pelo belo artigo estou enviando um link de uma poesia no meu blog
, acredito que vai gostar,
Abraços

Mário Osny Rosa

http://muraldosescritores.ning.com/profiles/blogs/filanopolis-1

http://muraldosescritores.ning.com/profiles/blogs/dos-crimes-ecologicos

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
*******************
From: Alcedo Maciel
Sent: Sunday, February 06, 2011 8:12 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: Fw: "PARABÉNS, CACAU MENEZES" - Prof. James Pizarro



Pois caro James, conterrâneo esclarecido, pela primeira vez discordo de você quando concorda com o Cacau que, sem dúvida, ou é xenófobo com os gaúchos, ou é incoerente.
E já lhe demonstro.
Quando ele fala que o o nativo sofre com cachorros na praia, chimarrão, .....

fica bem claro que ele não tem apreço por nós gaúchos, o que já disse em outras oportunidades. (PUXA! Não consigo tirar este amarelo...).

E , no entanto, na mesma página, sob o título COLEGAS, ele elogia os jornalistas gaúchos que vêm para a FEIJOADA DO CACAU.... E diz, ainda "Será um prazer recebê-los no nosso quintal que eles, a propósito, tanto elogiam".

Vá ser incoerente lá pras bandas do rio... Ele que peça para os jornalistas dizerem que a Feijoada é uma porcaria (aliás, deve ter orelha de porco) e desaconselhar os conterrâneos de virem para cá, pois, pelo andar da carruagem, o Cacau quer até proibir carros com placas de outro Estado.
Qualquer dia vai querer proibir placas de São José e Palhoça.

Não, meu caro James: não concordo com o Cacau nem com o apoio que você deu a ele. Claro que não desejo ver esta balbúrdia que fica o Estado no verão, mas para isso concorrem especialmente a inoperância administrativa, policial, etc.

Se apoiarmos a visão distorcida e incoerente do Cacau, o que seria de Ibiza, Biarritz, Bariloche, Punta del Este ?

Também autorizo ao amigo e conterrâneo publicar estas considerações e mandar a seus amigos da Internet, pois muitos devem ter se sentido ofendidos com o pronunciamento do sr. Cacau Menezes. Outros devem ter apoiado e têm agora a oportunidade de olhar a questão sob outro ângulo!...

Um abraço

Alcedo Maciel

antes que a natureza morra disse...

De: James Pizarro
Data: 6/2/2011 18:39:33
Para: Alcedo Maciel
Assunto: Re: "PARABÉNS, CACAU MENEZES" - Prof. James Pizarro

Publiquei teu comentário na própria postagem como comentário mesmo...é o de número 4...pode conferir.
E distribui tb o mesmo para a minha lista.
A coerência não é, na realidade, um apanágio dele...rssssss
Abração

Pizarro

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
*******************
From: Alcedo Maciel
Sent: Sunday, February 06, 2011 9:15 PM
To: James Pizarro
Subject: Res: Re: "PARABÉNS, CACAU MENEZES" - Prof. James Pizarro



James: A minha discordância vai dar pano pra manga ! eheheheh!
Vamos ver no que dá e se todos saimos melhores de uma eventual discussão.
Vou acompanhar...
Abração

Maciel

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
*******************


From: Gaspar Miotto
Sent: Monday, February 07, 2011 10:39 PM
To: jamespizarro
Subject: Isso não é normal


James,
tudo bem por aí? Encontrei um endereço interessante, com assuntos ecológicos sobre Santa Catarina. Quando vi os temas, lembrei de tua luta em defesa da natureza.
http://www.issonaoenormal.com.br/sc


- Nos próximos dias vou te enviar algumas fotos mostrando a "nova" Avenida Rio Branco (a nossa, de Santa Maria) quase sem árvores. Estão cortando a maioria das árvores, com o pretexto de "revitalizar a avenida". Você está fazendo falta por aqui. Abraços meus e da Ceura, tb. para a VEra.


Gaspar

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
**********************
From: max kathamokja
Sent: Tuesday, February 08, 2011 10:38 PM
To: James Pizarro
Subject: RE: Prof. PIZARRO entra em contato


Grande Prf. Pizarro!!!!

Muitsimo obrigado pelas piadas e por me manter informado das barbares q acontecem em floripa e no mund, aqui vai meu abrço com carinho!!!! Continue mandando. Max Machado (Podologo)

GILBERTO CASAGRANDE disse...

Parabéns Prof.Pizarro,

Congratulo-me com suas ações em defesa da ilha de SC, de exuberante natureza, e com a necessidade de se implantar um turismo sustentável. Sou catarinense, morei muitos anos na ilha e ainda moro no Santa Mônica, porém, hoje trabalho em Porto Alegre/RS, inclusive com colegas santa-marienses. Não dê ouvidos para infelizes comentários de céticos que não lêem as leis, que não conhecem o livre direito de ir e vir, e o absoluto direito à moradia, à igualdade e à propriedade de todos os brasileiros. Sinta-se em casa em Floripa. Como catarinense que sou, posso dizer, a ilha de SC pertence a nós, brasileiros, e não somente aos catarinenses ou nativos. Florianópolis cresceu com a ajuda de nossos irmãos gaúchos, citando em especial a RBS e o grupo Habitasul. Todos temos que lutar para promover o crescimento e om turismo sustentável na ilha, que preserve a natureza, e, ao mesmo tempo, gere progresso e melhore a distribuição de renda e riquezas. Não podemos assistir calados ao turismo ganancioso, à falta de planejamento dos governantes e falta de soluções para o meio-ambiente. V.Sa. está de parabéns por defender nossa ilha, esta terra abençoada. Floripa precisa de pessoas como você, como o Cacau, o Ministério Público e tantos outros, conterrâneos ou não, para que juntos, combatamos as agressões ao meio-ambiente e a exploração turística predatória.

Grande abraço!

Gilberto Casagrande

Pitiafilhapreferida.com.br disse...

Cade o post de parabens Piti pelo seu aniversario, minha filha preferida?:P
É brincadeira, essas coisas o PT não vê...rssss
Bjos te amo

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
**********************


From: Gelson Pertille
Sent: Friday, February 11, 2011 10:11 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: "Turista Acidental" Cacau Menezes


Caro Sr James,

Buscando subsídios para trabalhar numa campanha de proteção a uma área de mata atlantica, que está sendo devastada em nome da exploração imobiliária, no norte da Ilha – Ingleses, foi que me deparei com o debate envolvendo o Sr Cacau Menezes, publicado em seu Blog.
Só quem conhece a trajetória deste eterno play boy sabe explicar como uma pessoa, com tamanha insensatez, tem trânsito livre pelos corredores da RBS. Sendo assim, fala e escreve toda sorte de asneiras.
Também sou de fora, mas posso afirmar que defendo muito mais este chão do que muitos nativos.
Não pude me calar diante do que li (Turista Acidental – 06/02). De pronto redigi o texo anexo e mandei para o DC. Como já previa, não foi publicado. Não importa, tenho certeza que ele, Cacau, leu.
Mas voltemos ao que interessa e realmente é grandioso.
Estamos trabalhando para coibir a derrubada de uma área, grande, de Mata Atlântica para dar lugar a um grande empreendimento imobiliário. O local é na encosta do Morro da Feiticeira, praia de Ingleses, Fpolis. É uma área de mata nativa, rica em fauna e com água em abundância. O caso está na Promotoria Estadual (Meio Ambiente), para estudos. A pressão, daqueles que mandam na cidade, está sendo muito forte para que o promotor libere a área. Precisamos trabalhar no sentido de dar visibilidade ao caso. Só assim as autoridades serão tomados de sensibilidade para, realmente, defender o pouco que resta desta Ilha maravilhosa.
Desde já, agradeço se responder a este email. Caso tenha interesse e queira se unir a esta luta trocaremos maiores informações.
Forte abraço.
Gelson C Pertille

antes que a natureza morra disse...

Refletindo sobre “Turista acidental” Cacau Menezes DC 06/02/2011
Como, neste espaço, somos limitados no sentido de expressarmos nossos pensamentos, vamos sintetizar: primeiro - quem levanta, com muita ênfase, a bandeira de Florianópolis ser um ponto turístico em potencial é o próprio governo estadual e municipal. Em contrapartida não trabalha o seu principal produto, alardeado aos quatro cantos – turismo de qualidade. Se não têm competência e capacidade não se estabeleçam, não anunciem o que não podem oferecer. Segundo – é uma insensatez a forma como o Sr Cacau Menezes se reporta as pessoas que vêem conhecer Florianópolis nesta época. Seriam palavras discriminatórias; com menosprezo, inclusive ignorando traços culturais. Esquece o colunista que a maioria dos que fazem esta capital ser grande e próspera veio ou está, neste local, trabalhando e prestando serviços com muita eficiência e profissionalismo, fazendo com que as coisas se desenvolvam. Pensam até, que são bem vindos. Não alimentemos a idéia do separatismo de um povo único, lindo, rico em cultura e em capacidades. Caro Cacau. Ficou muito feio. Isto merece uma retratação.
Gelson C Pertille
RG 3.599.307

James Pizarro disse...

From: sergio a. hickel hickel
Sent: Saturday, February 12, 2011 12:32 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: FW: santinho e ingleses - o que nos resta- PELOS PARQUES


Amigo James

Recebi email do GELSON,me passando o teu endereço de email.
Como tu sou gaucho de Porto Alegre,tambem estive presente no inicio de nossa pioneira AGAPAN,onde tudo
começou,convivi com o Lutz,o Carneiro a Zilda,MAgda Renner,o Caio e tantos outros,os pioneiros.
Sou militante desta causa desde sempre,antes de ouvir a palavra ecologia.Estou morando aqui a menos de um ano e prá não perder o costume começei a me envolver com a preservação do MORRO DA FEITICEIRA,santuario que farei de tudo para que permaneça intocável junto com todas as pessoas que
estejam sontonisadas com a preservação do meio ambiente.
Estou te enviando o ABAIXO ASSINADO que foi lançado por um grupo de entidades aqui de FLORIANOPOLIS
e querem criar dois parques florestais aqui na região.Em seguida de passo mais informações para
que possas ,se quizeres publicar em teu blog.

Gran de abraço

SERGIO A. HICKEL 88031547

Anônimo disse...

From: sergio a. hickel hickel
Sent: Saturday, February 12, 2011 12:32 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: FW: santinho e ingleses - o que nos resta- PELOS PARQUES


Amigo James

Recebi email do GELSON,me passando o teu endereço de email.
Como tu sou gaucho de Porto Alegre,tambem estive presente no inicio de nossa pioneira AGAPAN,onde tudo
começou,convivi com o Lutz,o Carneiro a Zilda,MAgda Renner,o Caio e tantos outros,os pioneiros.
Sou militante desta causa desde sempre,antes de ouvir a palavra ecologia.Estou morando aqui a menos de um ano e prá não perder o costume começei a me envolver com a preservação do MORRO DA FEITICEIRA,santuario que farei de tudo para que permaneça intocável junto com todas as pessoas que
estejam sontonisadas com a preservação do meio ambiente.
Estou te enviando o ABAIXO ASSINADO que foi lançado por um grupo de entidades aqui de FLORIANOPOLIS
e querem criar dois parques florestais aqui na região.Em seguida de passo mais informações para
que possas ,se quizeres publicar em teu blog.

Gran de abraço

SERGIO A. HICKEL 88031547

antes que a natureza morra disse...

Recebido por e-mail
***********************


From: Edeltraud Jutta Weiss
Sent: Friday, February 25, 2011 10:07 AM
To: James Pizarro
Subject: RE: Florianópolis tem 59,38% das praias impróprias para banho


ola o sr. nao existe igual,tem que inventar outro prof. que defende tanto nossa ilha . abracos da vizinha.