segunda-feira, 11 de julho de 2011

ORÇAMENTO FAMILIAR: UMA FERRAMENTA CONTRA AS ARMADILHAS ! - Carlinhos Costa Beber

Na semana passada abordei a questão do ENDIVIDAMENTO das pessoas fisicas, e de lá prá cá, decidi trabalhar ainda mais nessa questão.
Quanto mais estudava o assunto, mais ficava preocupado, assustado.
Por isso, tomei por missão pessoal, tentar ajudar as pessoas a não entrarem nessa ciranda desgraçada.
E o primeiro passo, será a palestra que farei junto com o Prof. José Maria da Unifra, para os militares da Base Aérea - a convite do seu Comandante,
O tema será ORÇAMENTO FAMILIAR, a ferramenta adequada para ensinar as pessoas a gastar com sabedoria, para sobrar um pouco do salário todos os meses.
Mas é um caminho cheio de armadilhas:
1) Os assalariados não estão preparados para enfrentar todas as estratégias de marketing, que são diariamente criadas pelas empresas e pelos bancos. Todos, interessadissimos no nosso dinheirinho.
2) Uma grande dificuldade, é a enfrentada pelas familias com UMA ÚNICA FONTE DE RENDA.
3) A sonhada CASA PRÓPRIA, apesar de todos os estimulos do governo, está cada vez mais distante. A fantástica VALORIZAÇÃO DOS IMÓVEIS não para de surpreender os compradores (cresce o medo de uma "bolha" nos preços).
Assim, a intenção de fugir do aluguel, fica mais distante.
4) Muitos jovens, mal arrumam um emprego fixo, e já tratam de constituir familia. É vital que essa gurizada, primeiro faça o seu "pé-de-meia, antes de querer casar e ter filhos.
Vou citar aqui um exemplo:
Foi-me recomendado um jovem soldado que estava deixando o quartel, depois do periodo de engajamento (uns 5 anos). O rapaz tinha sido um militar exemplar sob todos os aspectos.
Prontamente me dispús a conhecê-lo, para o preenchimento de uma vaga na empresa. Só que para minha surpresa, esse jovem havia se casado com uma moça que já tinha um filho; e desse casamento, nasceu outra criança.
Vejam só o problema: a mulher não trabalhava, dependiam de aluguel para morar, e com dois filhos pequenos para criar. E mais: esse jovem não se preocupou em desenvolver uma PROFISSÃO, durante o periodo de caserna.
Por isso, a gente que é experiente, tem a obrigação de orientar esses jovens a melhor planejarem as suas vidas. Se pudermos influenciar, orientar, é melhor do que a omissão.
5) Outro inimigo do assalariado, são os PREÇOS DOS PRODUTOS e SERVIÇOS. Vi nessa semana na tv, o comparativo dos preços no Brasil, Argentina, México e Estados Unidos. Mesmo tirando fora a altissima carga tributária a que somos submetidos, OS PREÇOS NO BRASIL SEMPRE SÃO OS MAIS ELEVADOS. Quanto menor a concorrência, maior a margem de lucro das empresas.
6) Na área de alimentos, (ao contrário dos veiculos novos, por exemplo) o consumidor não tem referência de preços, ainda mais com tantas opções de produtos similares. Essa noção de preços, é fundamental na hora de entrar no supermercado para fazer as compras.
E por aí se vai !!! Pobre assalariado, que tem de fazer das-tripas-coração para render o seu dinheiro, e ainda fazer algum investimento de longo prazo, ou para poupar.
Mas a partir de agora, vou usar o meu conhecimento, acesso à midia e influência na comunidade, para ajudar as pessoas a administrarem melhor o seu salário. Não quero mais me omitir. Afinal, além de professor, disponho de informações econômicas e de marketing que a grande maioria não tem acesso.
Boa semana !!!

*********************************
FONTE : o autor é o Dr. Carlos Costa Beber, meu colega e amigo da UFSM, Santa Maria, RS, professor do Curso de Administração e articulista do jornal A RAZÃO daquela cidade.

Nenhum comentário: