terça-feira, 6 de março de 2012

JOÃO FRANCISCO GOLDMANN - James Pizarro

Há 10 anos (6/3/2002) ocorria o falecimento de João Francisco Goldmann, na cidade de Santa Maria, RS. Foi provavelmente o maior estilista da moda que a cidade gaúcha já teve. Produziu em quantidade e sobretudo em qualidade. Esteve seguramente - como a imprensa da época registrou - entre os maiores estilistas gaúchos e brasileiros.
Prestou grandes serviços à Escola de Samba Unidos do Itaimbé quando meu pai (Alfeu Pizarro, também já falecido) fazia parte da diretoria, confeccionando as principais fantasias do desfile da escola que por vários anos seguidos sagrou-se campeã.
Goldman foi meu amigo particular, pois frequentávamos semanalmente - com dezenas de outros amigos (Antero Scherer, Máximo Knakfuss, Arnaldo Walty, etc... - a sauna do Avenida Tênis Clube, onde a vida da cidade era passada a limpo com piadas, histórias jocosas, "causos" folclóricos.
Portanto, hoje, 6/3/2012, completa-se uma década da ausência de João Francisco Goldmann que deixou a cidade e seus amigos, deixando um grande vazio na sua arte, onde foi um expoente.
Que Deus o tenha em sua santa glória.

6 comentários:

fotos do rei disse...

Eu tive a oportunidade, de acompanhá-lo no hospital, em virtude da sua enfermidade, e fiquei muito triste, em perceber que poucas foram as pessoas que foram vê-lo, para dizer a verdade umas cinco, ele faleceu abandonado no HUSM, ele que foi amigo das minhas primas e confeccionou junto com minha tia lindas fantasias.

Unknown disse...

Conheci muito o trabalho do Estilista Goldmann era orgulho para nossa terra e referência no que diz respeito a moda. Conheci muito do seu trabalho,que era divulgado pela RBS, tive o prazer de conhecê -lo e lamento muito que poucas pessoas tenham se despedido dele.

Unknown disse...

Conheci muito o trabalho do Estilista Goldmann era orgulho para nossa terra e referência no que diz respeito a moda. Conheci muito do seu trabalho,que era divulgado pela RBS, tive o prazer de conhecê -lo e lamento muito que poucas pessoas tenham se despedido dele.

msrenatamoraes2-arte-ou-artesanato.blogspot.com disse...

Minha mãe trabalhou com ele no seu ateliê , minha mãe era bordadeira e também costurava , ela não costura e nem borda há anos.Adorava passar no ateliê no Edifício Rio da Prata e ver aqueles bordados lindos.

Unknown disse...

Em 1994 concorri com ele na SOGIPA eu fiquei em 3º lugar, ele em 2º e o também já falecido Pompílio Freitas da minha cidade Jaguarão saiu o Grande Campeão da noite no Concurso de Fantasias de Porto Alegre.

Luiz Abelin disse...

Tive o privilégio de conhecer e conviver com o Goldmann. De fato era uma grande pessoa e um grande estilista. Em sua grande habilidade, também destacava-se a produção fantasias para o carnaval, como sitou o autor do Blog. Poproduzia a arte dos figurinos para as fantasias. Durante alguns anos minha querida falecida Tia Gene Abelin confecionava em seu atelier na Fernando Machado esquina com Av. Rio Branco, minha participação era no confecção das armações dos chapéus, das saias rodadas e demais adereços, utilizava arrame de aço, para dar boa resistência sendo fixadas com solda ponto. Depois vinha o trabalhos das costureiras e bordadeiras. Bons tempos.