sexta-feira, 30 de novembro de 2012

JEJUM DISPENSADO - James Pizarro

Claro que todo mundo - principalmente acima dos 40 anos - já fez seus exames bioquímicos de sangue, principalmente para saber como andam o colesterol e os triglicérides. E os laboratórios sempre procediam da maneira padrão : exigiam da gente 12 horas de jejum total e 3 dias sem beber álcool para só então coletar o sangue.
É compreensível que comer alimentos gordurosos antes do exame de sangue vai interferir no resultado dos triglicérides, já que é com base nos triglicérides que se calcula o chamado e temido colesterol RUIM, que atende pela sigla de LDL.

Apenas para ilustrar e relembrar :
LDL (colesterol ruim) : deve ser menor que 160 mg/dl
Triglicérides : deve ser menor que 150 mg/dl
HDL (colesterol bom) : deve ser maior que 60 mg/dl

Pois a respeitada revista "Archives of Internal Medicine" (em sua versão on-line) acaba de publicar (novembro/2012) que "a exigência de doze horas de jejum antes de um exame de colesterol é desnecessária para a maioria da população". A diferença máxima (discrepância) nos resultados de quem fez o jejum e de quem não fez é de apenas 2% para a medida do colesterol total e colesterol bom (HDL); é de até 10 % para o LDL; é de até 20 % para os triglicérides.

Os cientistas publicaram que para a maioria da população a dispensa do jejum e da ingestão de bebidas vai economizar tempo, facilitar a vida do paciente e fazer com que maior número de pessoas passe a fazer estes exames.

Puxa vida !!! Estou com 70 anos e faço anualmente estes exames todos.
E só agora foram descobrir isso ? Meu sacrifício de jejuar foi todo em vão ?

É muita sacanagem...

Nenhum comentário: