quinta-feira, 7 de abril de 2016

SAUDADE - 7/4/2016




COLUNISTAS

Saudade




James Pizarro

por James Pizarro em 07/04/2016
Compartilhar:
Mais opções
GOLDMANN - Em 6/3/2002 ocorria o falecimento de João Francisco Goldmann em nossa cidade. Foi provavelmente o maior estilista da moda que a cidade já teve. Produziu em quantidade e sobretudo em qualidade. Esteve seguramente - como a imprensa da época registrou - entre os maiores estilistas gaúchos e brasileiros. Prestou grandes serviços à Escola de Samba Unidos do Itaimbé confeccionando as principais fantasias do desfile da escola que por vários anos seguidos sagrou-se campeã. A diretoria da escola de samba era muito ativa, sendo composta por Zaira de Grandi, Alfeu Pizarro, Luizinho de Grandi, etc... Goldman foi meu amigo particular, pois frequentávamos semanalmente - com dezenas de outros amigos (Antero Scherer, Máximo Knakfuss, Abdo Mothcy, Arnaldo Walty, etc... - a sauna do Avenida Tênis Clube, onde a vida da cidade era passada a limpo com piadas, histórias jocosas, “causos” folclóricos. Há mais de uma década João Francisco Goldmann deixou a cidade, as clientes e seus amigos, deixando um grande vazio na sua arte, onde foi um expoente.
SUZANA - Na tarde de 17/2/2014 morreu minha querida amiga SUZANA MEDIANEIRA CASSOL, em Fortaleza, no Ceará. Suzana era serventuária (aposentada) da Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul (em Santa Maria) e residia em Canasvieiras com seu companheiro Tadeu Mello, que na juventude foi o mór da banda do MANECO. Estavam há poucos dias viajando pelo Ceará para visitar amigos quando teve de ser hospitalizada e veio a falecer. O casal de amigos era muito ligado à comunidade daIgreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras. Na noite de18/2 foi rezada uma missa em intenção à alma de nossa querida amiga. Suzana foi cremada em Fortaleza no dia 18/2/2014 e suas cinzas levadas à Santa Maria pelo seu companheiro Tadeu Mello e por irmãos da falecida. Que Deus o tenha em sua santa glória.
CARNEIRO - Em 7 de abril de 2014 ocorreu o falecimento de Augusto Carneiro, 91 anos, em Porto Alegre. Carneiro foi um dos lideres do movimento ecologista gaúcho e fundou, junto com Lutzemberger, a AGAPAN - Associação Gaucha de Proteção ao Ambiente Natural. Foi uma vida repleta de obras egrandes amigos, formando várias gerações na boa leitura (era livreiro). Esteve algumas semanas internado no Hospital Mãe de Deus, com dificuldades respiratórias. Seu corpo foi levado ao Cemitério São Miguel e Almas. Deixou a filha Andreia e a neta Janaina. Além de milhares de seguidores de suas idéias,enquanto os quais modestamente me encontro.
LITO - Em 9/7/2015, quinta-feira, ocorreu em nossa cidade o falecimento do empresário e médico Luiz Carlos Nassar Falckembach, fundador do curso Pré-Vestibular Riachuelo. Conhecido por todos os amigos como “Lito”, Falckembach faria 72 anos no dia 28 de julho. Além de empresário, Falckembach era médico e lecionou no Departamento de Patologia da Universidade Federal de Santa Maria. Fui colega do Lito no ginásio e científico do MANECO e, como professor de Biologia, trabalhei mais de 30 anos com ele nos cursinhos Riachuelo e Master. Foi meu amigo particular, meu colega de sauna e tênis no ATC, enfim - uma amizade de mais de meio século.



James Pizarro

Nenhum comentário: