domingo, 1 de maio de 2016

O RETORNO - James Pizarro, 28/4/2016, jornal A RAZÃO

COLUNISTAS

O retorno

James Pizarro
por James Pizarro em 28/04/2016
Compartilhar:
Mais opções
Milhares de passarinhos regressavam ao entardecer às árvores da praça Saldanha Marinho para o olhar carinhoso e terno dos aposentados. Na mesma praça as retretas no coreto onde semanalmente brilhava a Banda do Sétimo Regimento de Infantaria, na qual despontava o tenente “Farol” e suas acrobacias mágicas tocando pratos.
No magnífico Teatro 13 de Maio funcionava o Centro Cultural e também a Biblioteca Pública, onde discursou Érico Veríssimo. E milhares de estudantes consultavam gratuitamente livros didáticos, romances, poesias, histórias infantis e os jornais do dia. A Ligia, Freire Junior, Flávio Cassel, Correa de Barros, Ney Almeida, Caticha e demais funcionários diligentemente atendiam os frequentadores da biblioteca.
O “Calçadão” ainda se chamava “Primeira Quadra” e ali se reuniam dariamente Romeu Beltrão, Amaury Lenz, Edmundo Cardoso, Prado Veppo, Eduardo Trevisan, Alcides Roth, Lamartine Souza, Chico Ribeiro, Antônio Abelin, Abdo Mothcy, Quintino Oliveira, Pinha, Pantaleão Lopes, Horst Lippold e centenas de outras figuras.
Na Livraria do Globo os funcionários Valdemar Cavalheiro (gerente), José Cimirro, Braulio Araujo Souza, Vidal Castilhos Dânia (que depois foi prefeito), Milton Bidel e tantos outros orientavam estudantes na compra de seus livros.
Na “Gruta da Imprensa”, ao lado da agência central dos Correios e Telégrafos, as reuniões na madrugada onde compareciam os grandes boêmios e as meretrizes mais ousadas da cidade.
Na recém construída Galeria Chami se reuniam os estudantes do curso científico do Colégio Santa Maria, integrantes da Banda do Irmão Leão e os atletas de basquete do Corintians : Serginho Segala, Tiquinho Weber, Osório (mór da banda), Claudio Segala, Mayr, Balaio, Queijo, Derocy e outros.
Na frente da Livraria Dânia e Livraria do Globo a reunião era dos alunos do Maneco e integrantes da banda marcial do colégio : Binatão, Nelson Segala, Feliciano Albuquerque, Claudio Tadeu (mor da banda), Paulo Ary Moreira, Luiz Fernando Bezerra, Izidorinho Lima Garcia, Joacir Medeiros, Flori Flores e muitos outros.
A Central de Máquinas vendia eletrodomésticos e muitos discos eram vendidos pelo prestativo Candinho, concorrendo com a vizinha loja “Bel Som”, exclusiva na venda dos famosos bolachões de vinil de 33, 45 e 78 rpm (rotações por minuto).
Na esquina, o Café Turfista jamais fechou suas portas, pois atendia dia e noite sem parar. Na parte superior funcionavam um estudio de fotografia, a sede do velho PTB, a sede da UBACARSUL (união dos barbeiros, cabelereiros do RS) e o escritório de contabilidade do Luiz Carlos Lang.
O Salão Lord era o máximo em matéria de barbearia com vários profissionais, onde se destacavam o Venito e o Crescêncio Vieira. Impossível esquecer as famosas casas comerciais : Feira das Sedas, Elegância Feminina, Casa Paris, Sibrama, Casa Roth, Café Cristal, Confeitaria Segala, Casa Lang, Farmácia Probus, Livraria Pallotti, Confeitaria Pezzi, Casas Pernambucanas, Casa Royal.
Na saída das sessões dos cinemas Independência, Glória e Cine-teatro Imperial a primeira quadra da Bozano era fechada ao trânsito e todos os homens ficavam no meio da rua enquanto as moças passeavam nas calçadas indo e vindo. Centenas de casamentos tiveram seu início nessas trocas de olhares. As moças que não saiam da Primeira Quadra eram pejorativamente chamadas de “vassourinhas” pelas comadres linguarudas da paróquia.
Pois é para este ambiente que volto e passo a morar. A partir de 3 de maio estarei relembrando com emoção meus amigos mortos. E esperando meus amigos vivos para um chimarrão. Para um cafezinho no Gato Preto. Para uma massa folheada na Confeitaria Copacabana. Para um abraço emocionado. E para uma lágrima de muita saudade.
James Pizarro

Um comentário:

Rosamaria disse...

Pizarro, me levaste à tempos que guardo com muito carinho e emoção.Foi na Primeira Quadra que encontrei o Tabajara na saída de uma aula de sábado, há 53 anos.
Fico admirada por lembrares todos os lugares e pessoas. Hoje mesmo estivemos na Copacabana e vi as fotos amareladas daquele tempo.
Seja bem-vindo de volta à tua cidade!
Um abraço.