quinta-feira, 23 de junho de 2016

EDUCAÇÃO, A MORIBUNDA - James Pizarro - 23/6/2016 - jornal A RAZÃO


COLUNISTAS

Educação, a moribunda


James Pizarro

por James Pizarro em 23/06/2016
Compartilhar:
Mais opções
Há décadas ocorrem greves de professores no Brasil. Em todos os níveis ocorrem greves. Mestres fazem greves no Ensino Fundamental. No Ensino Médio. No Ensino Superior. Lutam por planos de carreira modernos, atualizados, incentivadores. Lutam por melhores condições nas escolas. Lutam por melhores condições salariais. Tudo tem se mostrado em vão. Pois em alguns casos, nem a singela reposição da inflação é concedida. E nem o piso salarial garantido por lei.
A mídia tem mostrado professores assassinados dentro de escolas, Ou agredidos por alunos e por pais de alunos. Professores deixam a profissão por medo. Muitos ficam depressivos e sob tratamento psiquiátrico. E não há quem os defenda. Nunca se ouviu falar que comissões de direitos humanos tenham defendido professores.
Não vejo passeatas de pais e público em geral defendendo os professores. Não vejo autoridades políticas dando a cara para bater em defesa dos docentes. Os secretários e delegados de educação quase nada fazem. Ou pouco podem fazer porque ocupam cargos de confiança e, nesta condição, não podem ficar contra o governador ou o prefeito.
Os políticos, em sua grande maioria, ignoram os professores. E muitos sindicatos de professores ficam omissos quando a diretoria do sindicato é da mesma orientação política do governador, prefeito ou presidente. Nada de igrejas em geral. Nada de CNBB e evangélicos. Nada de associações em geral.
Num país onde a educação nunca foi e não é prioridade, rigorosamente ninguém defende os professores. A sensação que tenho é que apenas os professores se defendem. Recentemente, grupos de alunos de algumas escolas ocuparam as mesmas com pauta de reivindicações, inclusive a de defender os professores. Tudo em vão. Contra o poderio governamental, atitudes românticas não produzem efeito algum.
A impressão que se tem é que interessa aos governos manter a grande massa brasileira nas trevas da ignorância. E de preferência, doentes. Afinal de contas, dominar um povo ignorante e doente é bem mais fácil do que enfrentar pessoas esclarecidas e saudáveis. Até quando a paciência popular suportará esse martírio?

James Pizarro

Nenhum comentário: