terça-feira, 10 de setembro de 2019

O RUSSO QUE AMAVA UM COLIBRI - JAMES PIZARRO (jornal DIÁRIO de S. MARIA, pág.4, 10.09.2019)


Pois a Iracema Dantas de Araújo é uma grande amiga que conheci, ao acaso, no mundo virtual. É professora, escritora, tradutora. Atenta a tudo que se passa no mundo. Seu marido é gaúcho e colorado de carteirinha ! Eles residem em Goiânia, Goiás.

Alma sensível, Iracema é engajada nas lutas ecológicas e de defesa de animais, não raro estando nas páginas dos jornais de Goiânia com seus textos. Gentilmente, mandou-me seu último livro em edição bilíngue. Por sua interferência já tive vários textos meus publicados na imprensa de Goiânia.

Está aqui no sofá da minha sala a almofada vermelha que ela mandou de presente para a minha mulher, assim como pendurada no teto está a mandala também vermelha enviada por ela. Vera Maria retribuiu com toalhinha com o nome de Iracema bordado. Enfim, somos amigos verdadeiros sem nunca termos nos visto.

Recebi e-mail da Iracema contando sobre a singela história ocorrida na rua com um amigo russo que mora em Goiânia, chamado Dimitri. Esse russo é casado com uma brasileira chamada Iraci. Vou transcrever a história do Dimitri, que se naturalizou brasileiro aos 74 anos, pelo que ela tem de delicada, terna e bela numa época onde a violência infesta qual praga os noticiários da mídia.

Este é o e-mail que Dimitri escreveu para Iracema :

"Iracema : toda tardinha vou comprar pão no supermercado da 23...na esquina tem muitos fios de energia e tem sempre um beija-flor pequeno, preto, c/rabinho em forma de tesoura...eu paro e dou um chauzinho c/2 dedos, o indicador e o médio...pois o beija-flor hoje deu um leve trinado e sacudiu o rabinho. Eu repeti o chauzinho pra ver o que acontecia...o passarinho repetiu o trinado e sacudiu o rabinho de novo. Vê como é a natureza ! Abraço do Dimitry/Iraci"

Quiçá para cada soldado que se mata estupidamente nas guerras existissem mil Dimitris pela face da Terra !

Para cada terrorista que mata brutalmente inocentes poderia existir um milhão de Iracemas em cada canto do planeta !

Como é bom  saber que em Goiás, distante milhares de quilômetros, uma escritora talentosa e de coração  nobre, mesmo com as limitações de cadeirante, é ativista do movimento ambientalista. E ainda encontra tempo para me mandar almofadas e mandala e ora por meus filhos e netos.

Como é bom saber que o russo Dimitri, no centro de Goiânia, dá chauzinho para o colibri que enterneceu seu coração e este lhe responde com suave trinado.

Apesar da corrupção, da maldade, da violência, do sanguinário noticiário da mídia, é preciso avançar com otimismo. Com a perseverança de um colibri no meio da fúria de um furacão.

O Bem sempre vencerá. Deus nos reserva surpresas maravilhosas.

E no amanhã acontecerão coisas fantásticas !

Nenhum comentário: