segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O QUE É A REFORMA ORTOGRÁFICA ?


Por que foi feita a reforma ortográfica?

De acordo com o governo brasileiro, a reforma ortográfica pretende simplificar e unificar a grafia entre os diferentes países que falam português. No discurso de assinatura do acordo ortográfico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse o seguinte: “[O acordo ortográfico] É o reencontro do Brasil com suas raízes mais profundas. Como avançar sem fortalecer a língua, como produzir bens culturais e didáticos sem uniformidade?”. Especialistas apontam que a unificação do idioma pode facilitar a assinatura de documentos diplomáticos, o comércio exterior e a cooperação entre os países de língua portuguesa.

Quais são os países que participam do acordo?

Participam Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe já ratificaram o acordo – ou seja, reafirmaram o compromisso de implantá-lo. O Brasil é o país que está mais adiantado, pois já tem um cronograma claro. Portugal se comprometeu a adotar as novas normas até 2014.

Quando foi firmado o acordo ortográfico?

As mudanças da língua portuguesa foram acordadas em 1990, entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Em 2004, foi assinado um documento diplomático que inseria no grupo dos países de língua portuguesa o Timor Leste.

Quantas palavras são modificadas pela reforma ortográfica?

Segundo o Ministério da Educação (MEC), 0,8% das palavras sofrem alteração no Brasil. Em Portugal, a proporção de palavras modificadas chega a 1,3%. Especialistas divergem sobre esse percentual: também já foi divulgado que 1,6% das palavras de Portugal e que 0,5% das do Brasil serão afetadas.

É possível voltar atrás e desfazer as mudanças?

No Brasil, de acordo com o decreto assinado pelo presidente Lula, qualquer revisão do acordo ortográfico está sujeita à aprovação do Congresso Nacional.

Até quando posso escrever na antiga ortografia?

É possível escrever na antiga ortografia até o dia 31 de dezembro de 2012. A partir de 2013 ficam valendo apenas as novas normas ortográficas.

Quais são as principais mudanças na ortografia que a reforma traz?

As principais mudanças são o acréscimo de três letras no alfabeto, a extinção do trema, a retirada dos acentos em partes das palavras, além de alterações no uso do hífen.

A queda do trema e de acentos muda a pronúncia?

Não. A pronúncia continua a mesma. A reforma ortográfica só modifica a escrita.

Os livros escolares vão adotar as novas regras?

De acordo com o MEC, os livros escolares estão autorizados a circular em 2009 nas duas grafias, a velha e a nova. Em 2010 as obras deverão circular apenas na nova ortografia – com exceção das reposições de livros.

4 comentários:

Fina flor disse...

obrigada, professor! esclareceu de forma rápida e simples as dúvidas mais comuns.
Se é pra unificar, modernizar,andar pra frente, então vamos lá. Vamos aprender mais esta, porque só paramos de aprender quando morremos.
A vida não é estática, o mundo é dinâmico,o cosmo roda e gira, a língua é VIVA, graças a Deus. Então, que venha e seja bem-vinda!

Fina flor disse...

obrigada, professor! esclareceu de forma rápida e simples as dúvidas mais comuns.
Se é pra unificar, modernizar,andar pra frente, então vamos lá. Vamos aprender mais esta, porque só paramos de aprender quando morremos.
A vida não é estática, o mundo é dinâmico,o cosmo roda e gira, a língua é VIVA, graças a Deus. Então, que venha e seja bem-vinda!

aminhapele disse...

Meu querido amigo:não estou contra o acordo.Já passei por dois...
Vou demorar uns tempos a adaptar-me.
Tenho a certeza que com acordo,ou sem acordo,nos entendemos.
Passei uma situação semelhante em França e,não tenho dúvidas,o espírito imperialista francês provocou a decadência da língua.
Até aí,o inglês era uma língua técnica. A partir daí,o inglês passou a ocupar o espaço cultural e humanista.
Um abraço.

Ana disse...

Já vivia cheia de dúvidas, antes da reforma...