segunda-feira, 19 de outubro de 2009

FRANKLIN CASCAES



Em suas andanças pelo litoral de Santa Catarina, Franklin Cascaes registrava tudo o que via e ouvia em relação às manifestações culturais. Desenhos, textos e gravações sobre as Festas do divino, boi-de-mamão, tradições diversas, lendas e crenças locais, além de trechos autobiográficos fazem parte de um rico acervo que inspirou um documentário sobre a vida e a obra do artista e folclorista, o vídeo “Franklin Cascaes”.

Com 30 minutos, o documentário foi produzido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) em homenagem ao centenário de nascimento do pesquisador catarinense, comemorado em 2008. Elaborado por Edina de Marco, José Rafael Mamigonian e Norberto Depizzolatti, o vídeo traz depoimentos de pessoas que conviveram com o artista, e imagens de suas obras que fazem parte do acervo do Museu Universitário da UFSC. No documentário é possível conhecer a voz, a história, as pesquisas e as idéias de Franklin Cascaes.

O artista

O filme inicia com cenas do escritor e folclorista, que conta ele mesmo sua história e descreve seu método de trabalho, fazendo uma auto-apresentação. “O meu nome é Franklin Joaquim Cascaes. Nasci no dia 16 de outubro de 1908, em Itaguaçu. Meu pai é Joaquim Serafim Cascaes. Minha mãe, Maria Catarina Cascaes, Minha família é de origem portuguesa com parte de açorianos, meus avós e pais trabalhavam um pouco na roça, um pouco na pesca”.

O DVD registra depoimentos de pesquisadores que conviveram com Cascaes, entre eles, Silvio Coelho dos Santos (falecido em novembro de 2008), Henrique Pereira Oliveira e Raimundo Caruso. Traz entrevistas com Anamaria Beck e Gelci José Coelho, o Peninha – que ocuparam a direção do Museu Universitário da UFSC, onde estão arquivados 1.179 desenhos, 1.707 esculturas, diversos manuscritos e dezenas de horas de gravações feitas pelo artista.

O documentário “Franklin Cascaes” é o segundo volume da série Alma de Artista, projeto da FCFFC que tem como objetivo criar produtos em suporte audiovisual, abrangendo biografia, obra e estética de um artista catarinense. O material está disponível na Casa da Memória para distribuição gratuita a instituições educacionais ou culturais interessadas. O primeiro DVD da série Alma de Artista foi “Martinho de Haro – A Cidade Reinventada”, lançado em 2007, abordando a arte e a trajetória de um dos maiores nomes da pintura no Brasil, retratada a partir de pesquisas junto a críticos, historiadores, curadores e artistas catarinenses.

Sobre os autores

Edina de Marco é graduada em Artes Plásticas e mestre em Educação e Cultura. Artista visual e professora de artes, coordenou, de 2003 a 2007, as ações educativas e culturais do Museu Histórico de Santa Catarina, onde, dentre outros projetos, concebeu e coordenou o projeto “Escolas no Museu”. Também atua como produtora cultural e curadora independente.

José Rafael Mamigonian é graduado em Cinema pela ECA-USP. Colaborou em diversas produções independentes como fotógrafo, montador, operador de câmera. Produziu e dirigiu o documentário em longa-metragem “Seo Chico, um retrato”.

Norberto Verani Depizzolatti é graduado em Engenharia Civil e Jornalismo pela UFSC. Co-dirigiu com José Henrique Nunes Pires o curta-metragem “Manhã” e o documentário “Farra do Boi”. Atualmente é o conservador responsável pelo Banco de Imagens e da Fonoteca da Casa da Memória da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

Ficha técnica

Filme: Franklin Cascaes
Ano de produção: 2008
Duração: 30 minutos
Gênero: documentário
(As entrevistas com Franklin Cascaes foram realizadas e cedidas por Gelci José Coelho e Raimundo Caruso)
Realização: Edina De Marco, José Rafael Mamigonian e Norberto Depizzolatti
Depoimentos: Anamaria Beck, Gelci José Coelho, Henrique Pereira Oliveira,
Raimundo Caruso e Sílvio Coelho dos Santos
Entrevistas: Edina De Marco e Norberto Verani Depizzolatti
Filmagem e edição: José Rafael Mamigonian
Acervo iconográfico: Museu Universitário Prof. Oswaldo Rodrigues Cabral / UFSC - Casa da Memória / FCFFC - Cinemateca de Curitiba-CPDOC / FGV-RJ - Fundação Hassis - Sérgio Vignes
Apoio cultural: Cinemateca Catarinense e Fundo Municipal de Cinema
*************************************
FONTE : http://www.pmf.sc.gov.br/portal/noticias/comunicacao/index.php

Nenhum comentário: