domingo, 18 de outubro de 2009

IAPONAN SOARES


A leitura da obra de IAPONAN SOARES, nascido em 25 de novembro de 1936 no Rio Grande do Norte, é obrigatória para quem - como eu - quer se aprofundar no estudo da cultura de Santa Catarina, mais especialmente de Florianópolis. Tanto quanto ocorreu com Iaponan Soares, me apaixonei perdidamente por esta ilha da magia de Florianópolis.

Formado em Pedagogia, historiador e com pós-graduação em organização e administração de arquivos, seu trabalho foi merecidamente reconhecido pelo povo catarinense, pois integra inúmeras entidades culturais de SC inclusive a Academia Catarinense de Letras, onde ocupa a cadeira 36.

Algumas de suas publicações :

* Ernani Rosas, 1968;
* Marcelino Antônio Dutra, 1970;
* Panorama do Conto Catarinense, 1971, 2ª ed. 1974;
* A Poesia de Oscar Rosas;
* Três Narrativas da Insônia, 1977;
* Arquivos & Documentos em Santa Catarina (Org.), 1985;
* Vamos conhecer Biguaçu, 1985;
* Poesias de Ernani Rosas (Org.), 1989;
* Índice Analítico da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, 1988;
* Santo Antônio de Lisboa, 1990;
* Estreito – Vida e Memória, 1991;
* Guido Wilmar Sassi – Literatura e Cidadania (Org.), 1992;
* Holdemar Menezes – Literatura e Resistência (Org.), 1992;
* Sob a Pele no Sono, 1993;
* Cruz e Sousa: No Centenário de Broquéis e Missal (Org.), 1994;
* Ao Redor de Cruz e Sousa, 1998;
* Virgílio Várzea e outros - Vida literária em Santa Catarina no final do século XIX e início do século XX, 2003.

Jeferson Lima, em "A NOTÍCIA" (anexo), de Joinville,publica longo artigo sobre Iaponan Soares, de onde pincei este trecho :

"Na preciosa biblioteca de Iaponan Soares, em sua casa no Estreito, há 30 mil livros, 8 mil deles de literatura catarinense. Certamente, é a biblioteca mais completa de literatura barriga-verde. O escritor chega a ficar preocupado com a divulgação do fato, que poderá atrair a visita de pesquisadores pouco sérios, a quem teme fazer empréstimos sem obter o retorno dos livros. Sua biblioteca foi recentemente organizada e avaliada em R$ 200 mil. Mas se alguém oferecer esse valor, será convencido a desistir do negócio. Na verdade, ele não deseja se desfazer do acervo.

Na biblioteca existem também inúmeros livros sobre o poeta simbolista catarinense Cruz e Sousa, pelo qual o pesquisador guarda uma paixão especial. Sua última publicação é o livro "Cruz e Sousa ­ Dispersos", uma coletânea de poesia e prosa, escrito em parceria com Zilma Gesser Nunes. A publicação ajuda a compreender a formação do autor catarinense no meio cultural acanhado da Desterro do século passado, com resgate de seus textos publicados em jornais da época. (JL)"

OBS - Os leitores deste blog poderão me auxiliar encaminhando comentário nesta postagem ou mandando notícia para meu endereço eletrônico dando conta de onde posso adquirir ou fazer xerocópia dos livros de Iaponan Soares. Quem possuir exemplares e deles queira fazer uma doação com enorme alegria e gratidão me candidato a receber. Meu e-mail :
jamespizarro@hotmail.com

Nenhum comentário: