terça-feira, 16 de novembro de 2010

O PORVIROSCÓPIO

Em 1926, Monteiro Lobato publicou um livro intitulado "O Presidente Negro". Nesse livro ele imaginou que no ano de 2228 concorreriam à presidência dos Estados Unidos uma mulher, um branco e um negro. E que o eleito seria o negro. No livro de Lobato, os personagens da história entram em contato com o futuro através de um aparelho que ele chamou de PORVIROSCÓPIO.
A história antecipou o vaticínio de Lobato em muitos anos com a eleição de Obama. A realidade muitas vezes se mostra mais exequível que a ficção.
Se o Michel Temer, por exemplo, possuísse um aparelho desses certamente ele trataria de saber se a Dilma terminaria o mandato, assim como o Sarney deu uma secada no falecido Tancredo Neves. Ou não tem sido essa a vocação do PMDB, a de estar em todas as boquinhas ?
Se a diretoria do Grêmio tivesse um porviroscópio certamente estaria direcionando o mesmo para Dubai para saber se o Inter, apesar do mau campeonato nacional que fez, poderá sair bicampeão mundial de clubes e infernizar por décadas a torcida gremista.
Eu creio que muitos casamentos acabariam antes do tempo se maridos e esposas tivessem este aparelho. Nem chegariam a namorar e muito menos ficar noivos. As loterias certamente acabariam. Os cassinos. Tudo que envolvesse probabilidade futura ruiria por terra.
E se o porviroscópio tivesse alcance para além da morte e desvendasse o futuro da alma, as religiões estariam também a perigo.
O melhor é ir vivendo a vida de 24 em 24 horas. Com todas as suas incertezas.
Deslumbramentos. Tragédias. Surpresas.
Sejam elas agradáveis ou não.
É no mistério de cada dia que reside o fascínio de viver.
******************************
AUTOR : James Pizarro

Um comentário:

Beth/Lilás disse...

Porviroscópio!!!
Monteiro Lobato era um gênio, um visionário e agora vem essa turba idiota querendo manchar seu grande nome.
Vejo pelo meu porviroscópio pessoal que eles vão todos pros quintos dos infernos. haha
abração carioca