FOTO : Francieli Rebelatto (blog : "Narrativa Inscrita em Luz")
************************************************************************
Este é o meu amigo PAULINHO, vendedor de bilhetes no calçadão de Santa Maria, RS,uma das figuras mais populares da cidade. Conversei diariamente com o Paulinho durante 50 anos. Eu morava na Silva Jardim e ele na Pantaleão Lopes, uma trasversal. Tive a oportunidade de escrever longamente sobre ele numa série que escrevi para o jornal A RAZÃO, intitulada "Tipos Populares de Santa Maria". Entre outras coisas, Paulinho foi ator amador durante décadas da Escola de Teatro Leopoldo Fróes, dirigida pelo teatrólogo Edmundo Cardoso.
Inauguração das novas instalações do tradicional Restaurante Augusto, em 30 de maio de 1960. Na foto, o reitor Mariano da Rocha Filho e Augusto Martins, o proprietário do restaurante. O galeto do restaurante é o mais famoso do sul do país.
Eu me formei em Agronomia na UFSM em 1966. E lá dei aulas durante minha vida inteira.
Minha mulher, VERA MARIA, formou-se na UFSM no Curso Superior de Educação Física.
Minha filha mais velha, NARA, formou-se em Fonoaudiologia na UFSM.
Minha filha mais nova, CRISTINA, formou-se em Fisioterapia na UFSM.
Meu filho do meio,PIZARRINHO, formou-se em Serviço Social na UNIFRA (este curso não existe na UFSM).
Minha primeira neta, AMANDA, filha da Nara,com 17 anos, passou no vestibular de Engenharia da Produção na UFSM em janeiro/2011.
Meu segundo neto, TARSO, filho do Pizarrinho, com 16 anos, terminou o Colégio Politécnico e passou no vestibular de Engenharia Química da UFSM (primeira TURMA) no dia de ontem, 28/12/2011.
Ficam faltando meus outros 3 netos : Julia (11 anos, filha do Pizarrinho) e Tiago e João (7 e 4 anos, respectivamente, ambos filhos da Cristina (Piti).
De sorte que a vida de minha família está indelevelmente ligada à existência da UFSM, uma das melhores universidades federais do país.
Meu coração está repleto de alegria e emoção pela generosidade de Deus em me dar os filhos e netos que me deu. Fico feliz pelo fato de meus filhos terem aprendido em casa que a salvação da gente como pessoa é a EDUCAÇÃO. E mais feliz ainda pelo fato deles terem transmitido essa lição aos meus netos.
Fico mais feliz ao perceber que uma nova geração de Pizarros começa a habitar a UFSM.
Agradeço aos amigos pelas centenas e centenas de e-mails e pelas mensagens deixadas no meu facebook e meu messenger.
A todos eu agradeço, emocionado.
E a Deus,agradeço por me dar a oportunidade de assistir em vida essas vitórias dos meus descendentes.
Não importa que a Ternura seja derrotada tantas vezes.
Que a maioria seja insensível.
Que faça guerra.
Enquanto existir alguém assim,
Que cante assim,
Que toque assim,
Diante de paisagens assim
Eu continuo a ter fé em Deus
E achar a experiência de viver uma...delícia !
Carapeva, um peixe delicioso que é tido endêmico da Lagoa da Conceição; ostras com limão e azeite de oliva; lula à doré; salada e um pirão que só o descendente de açoriano nativo da Lagoa sabe fazer...este foi o almoço delicioso desse dia inesquecível.