segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O NOTÁVEL PROF. EDGAR LIBINO KLOECKNER

Talvez tenha sido um dos mestres que mais influência teve na minha formação, pois sempre nutri verdadeira admiração por sua cultura e inteligência. Ficava fascinado por sua extraordinária memória. É de sua autoria essa frase que sempre repeti aos meus alunos do Colégio Coração de Maria, cursinho e UFSM, enquanto estive na ativa : "A memória é esta incrível faculdade que só possui uma propriedade : a de esquecer as coisas que aprendeu". E o Edgar nos ensinava então que, "para não esquecer, só há um método : a técnica da repetição". E ele tinha absoluta razão.

Foi meu professor de francês durante três anos no Maneco. E muito anos depois, já formado em Agronomia, quando resolvi cursar Comunicação Social, opção Jornalismo, foi novamente meu professor na disciplina de "Comunicação em Língua Francesa".

Ex-seminarista, cunhado do ex-padre Ir. Vitrício (famoso pelos seus dons mediúnicos e parapsicológicos), o Prof. Edgar é dono de uma vastidão de conhecimentos que embasbacava alunos sensíveis como eu, que ficavam boquiabertos diante do mestre. Morava num apartamento da Galeria do Comércio, no Calçadão. Depois de aposentado, foi morar nas proximidades do Supermercado Nacional, à rua Marques de Herval, onde o visitava sempre que podia. No intervalo de uma das aulas da Comunicação Social, fui ao corredor falar com o mestre, porque havia achado o mesmo meio triste, depressivo, durante a primeira hora de aula. Contou-me ele que tinha acabado de chegar de viagem, motivada pela morte de um irmão seu, figura a quem muito prezava. Deitou a cabeça sobre a báscula da janela do corredor do prédio da Antiga Reitoria e pôs-se a chorar, o que muito me comoveu.

Recentemente, sofreu cirurgias melindrosas para lhe extirpar um câncer intestinal, razão pela qual ficou mais de dez horas anestesiado. Disse-me ele : "Acho que as anestesias deixaram sequelas na minha memória".

Cumprimentava-o aos domingos, na missa das 18:00h, no Santuário-Basílica da Nossa Senhora Medianeira, onde o abraçava afetivamente, pois se encontrava entristecido pela morte de sua querida esposa.

Mesmo morando em Canasvieiras, em minhas reflexões, volta e meia a sua figura me vem à mente. E sempre permeada com meu sentimento de agradecimento ao que ele fez por mim e à minha formação.

**************************
AUTOR : James Pizarro

Um comentário:

antes que a natureza morra disse...

recebido por e-mail
*********************
From: Marcus Carmo
Sent: Monday, February 28, 2011 6:50 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: Entrevista site Globo Ecologia - lagoa da Conceição


Olá, James.



Sou repórter do site Globo Ecologia. Queria entrevistar você para uma matéria que estou fazendo pro site sobre a situação da lagoa da Conceição.



Você tem disponibilidade pra falar comigo? Teria um telefone celular de contato?



Quero conversar sobre os problemas da lagoa que você tem observado e se tem visto ações efetivas da prefeitura para melhorar os problemas encontrados.



Meus contatos estão abaixo.

Abs,

Marcus Carmo.






Marcus Carmo
marcus.carmo@xcomunicacao.com.br
(55 21) 2512-0060

XPress Comunicação
São Paulo | Rio de Janeiro | Brasília
www.xcomunicacao.com.br| @xcomunicacao
Antes de imprimir esse e-mail, pense em seu compromisso com o meio ambiente