terça-feira, 1 de março de 2011

ADELMO SIMAS GENRO : POLÍTICO, ADVOGADO, PROFESSOR, ESCRITOR - James Pizarro

Adelmo Simas Genro foi meu professor de Português e de Francês. Tão logo chegou de São Borja em Santa Maria, embora nascido em Santiago, foi trabalhar no Colégio Estadual Manoel Ribas (MANECO). Talvez tenha sido o professor com o qual mais intimidade tive pelo fato de conviver quase diariamente com toda a sua família. Carlos Horácio Hertz Genro, seu filho médico, hoje radiologista em Porto Alegre, foi meu colega nas quatro séries do Primeiro Grau e nas três séries do Segundo Grau, isto é, durante sete anos sentamos lado a lado, na primeira fila de carteiras da sala, pois as carteiras eram para dois alunos. Fomos colegas de aula durante todos esses anos graças ao prof. Adelmo que, na condição de Prof. Assistente de Turno, autorizava ao pessoal da Secretaria que meu nome e o de Carlos Horácio ficassem na mesma turma. Na época das provas, durante os estudos preparatórios para os exames, eu ficava na casa do Prof. Adelmo durante uma semana e, na semana seguinte, o Carlos Horácio ficava na minha casa. O Prof. Adelmo morava em ampla residência, à rua Duque de Caxias, quadra entre a Coronel Niederauer e a Olavo Bilac. Dona Elly, esposa de Adelmo, servía-nos cafés-da-tarde onde eu me fartava de comer figada, perada, marmelada, que compravam em enormes latas para abastecer a numerosa prole e amigos. Também Dona Elly permitia que fizéssemos "reuniões dançantes" na ampla varanda da parte posterior da casa. Lá eu dançava com Suzana, irmã de Carlos Horácio, que anos depois casou-se com Walter Robinson, dentista e professor universitário, muito ligado ao Movimento Cursilhista da Igreja Católica. Walter, irmão do querido amigo Carlos Alberto Robinson, faleceu vitimado pelo câncer. A filha de Walter e Suzana foi minha aluna no Curso Pré-vestibular Master e cursou, depois, Psicologia em Porto Alegre.

Outro filho, Adelmo Genro Filho, apelido "Memo", precocemente falecido, era jornalista e respeitado ativista político. Tarso Genro, talentoso escritor, advogado sindicalista, ex-Prefeito de Porto Alegre, Ministro do Governo Lula, hoje é o governador gaúcho. Escreveu seu primeiro livro, que era de poemas, intitulado "Vento Norte" (inexplicavelmente, nunca citado citado em seu currículo publicado na imprensa estadual) e que foi lançado em sessão de autógrafos no salão de eventos da outrora ativíssima USE-União Santa-mariense dos Estudantes, no subsolo de um prédio jamais terminado, à rua do Acampamento, proximidades do Colégio Centenário. Possuo um volume do livro, devidamente autografado. Tarso casou-se com Sandra Krebs, cujo pai era gerente do então existente Banco do Comércio, situado na esquina do Calçadão, onde hoje funciona a Caixa Econômica Federal. Ainda lembro da Júlia, a outra filha do Prof. Adelmo, formada em Odontologia.

Fiz campanha para o prof. Adelmo quando ele foi candidato a Vice-prefeito pelo PTB-Partido Trabalhista Brasileiro (PTB de Getúlio Vargas e de Jango, o PTB original), numa chapa encabeçada pelo Prof. Paulo Lauda, para Prefeito. Ambos obtiveram estrondosa vitória, mas foram perseguidos e tiveram seus mandatos cassados pela Revolução de Março de 1964. Quem os conhecia de perto, como eu, não só como aluno mas como amigo particular, ficou estarrecido com tamanha violência contra dois homens de bem, de conduta inatacável, quer como pais de família, quer como profissionais, quer como políticos ! Adelmo formou-se em Direito e foi advogado militante na comarca de Santa Maria. Publicou vários livros. Foi membro ativo da Academia Santa-mariense de Letras.

Tenho exacerbado carinho pela Dona Elly e profunda admiração pela sua coragem, pois ela sempre foi o esteio da Família Genro. Toda a saga da Família Genro, suas vitórias, seus momentos de apreensão e de dor, tiveram forte anteparo na coragem pessoal do forte espírito de Dona Elly.

Adelmo morreu quando se recuperava de uma cirurgia feita em Porto Alegre e deixou muita saudade. Seu nome é lembrado pela Câmara de Vereadores numa de suas dependências. E também o estúdio principal da então Rádio CDN, hoje Rádio Antena UM, dirigida pelo amigo Paulinho Ceccin recebeu o nome do Adelmo.

*****************************
AUTOR : James Pizarro

Um comentário:

Suzana disse...

Oi james! muitíssima saudades de todos vocês,e de todo aquele tempo bom...lindo teu artigo,chega a doer no coração.
Obrigada pelas palavras carinhosas sobre meus pais.
abraços para ti e Vera.
Suzana