sexta-feira, 19 de abril de 2013

SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA - James Pizarro

Com 4704 habitantes, completou 19 anos de emancipação política no dia 19 de abril de 2013 o lindo município de São Pedro de Alcântara, SC. Foi a primeira colônia alemã de Santa Catarina, povoada por imigrantes das regiões do Hunsruch e Eifel, Sudeste da Alemanha, chegados à região em 1829.

São Pedro de Alcântara, há 19 anos elevado à município, tem 184 anos de história. Está  distante de Florianópolis apenas 32 km. Tem altitude de 300m acima do nível do mar, temperatura média anual variando entre 15 e 25 graus centígrados e uma área aproximada de 140,6 quilômetros quadrados.

Com relevo acidentado, o município tem quase 70 % da sua superfície  com cobertura arbórea, apresentando colinas, vegetação densa, cachoeiras, riachos. É muito desenvolvido o turismo rural, o ecoturismo e o turismo de aventura. Há uma preciosa RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural, chamada Reserva do Rio das Lontras, criada em 2005.

Há pontos turísticos importantes, dentre os quais se destacam a Igreja Matriz, cujo altar-mor foi construído na Alemanha; o Monumento em Homenagem ao Imigrante; o Obelisco da Imigração; a praça Leopoldo Francisco Kretzer. Há duas grandes festas : a STAMMTISCH (em abril) e a OKTOBERTANZ (no final de setembro, é a festa catarinense  que abre a temporada das OKTOBERFESTS no Estado).

Visitar este município é um excelente programa para o turista ! Sugiro a todos os conterrâneos gaúchos, mormente àqueles de origem germânica !

Nenhum comentário: