terça-feira, 19 de maio de 2020

SEPULTADORES, NÃO MAIS COVEIROS - James Pizarro (DIÁRIO - pág.4 - 19.05.2020)


Meus amigos mais antigos sabem que – desde os bancos escolares – meu poeta predileto foi o Augusto dos Anjos. Nasceu em 20 de abril de 1884 no município de Cruz do Espírito Santo, Paraíba.
E faleceu em 12 de novembro de 1914 em Leopoldina, Minas Gerais. Já perdi o número de vezes que comprei o seu livro “EU” para dar de presente a amigos. O meu exemplar de  “Eu e outros poemas” está cuidadosamente  guardado, encadernado que foi por um querido amigo padre palotino, exímio nesta arte livreira.

Ouso dizer que treino minha memória, uma das raras capacidades que a Natureza me deu, guardando e decorando os poemas do Augusto dos Anjos. Porque exigem muita concentração. E são repletos de milhares de termos técnicos, geralmente ligados às ciências naturais e biológicas.  Um dos sonetos que adoro atende pelo singelo titulo de “VERSOS A UM COVEIRO” :

Numerar sepulturas e carneiros
Reduzir carnes podres a algarismos
- Tal é, sem complicados silogismos,
A aritmética hedionda dos coveiros.

Um, dois, três, quatro, cinco... Esoterismos
Da Morte! E eu vejo, em fúlgidos letreiros,
Na progressão dos números inteiros
A gênese de todos os abismos!

Oh! Pitágoras da última aritmética,
Continua a contar na paz ascética
dos tábidos carneiros sepulcrais

Tíbias, cérebros, crânios, rádios e úmeros,
Porque, infinita como os próprios números,
A tua conta não acaba mais!

Existe uma publicação brasileira onde estão definidas as “ocupações” referentes a trabalho. E no que tange aos modernamente chamados “SEPULTADORES” (antigamente, chamados coveiros), lá está : “constroem, preparam, limpam, abrem e fecham sepulturas. Realizam sepultamento, exumam e cremam cadáveres, trasladam corpos e despojos, fazem a conservação dos cemitérios, máquinas e ferramentas de trabalho. Zelam pela segurança do cemitério” Na maioria dos cemitérios públicos não existe a carreira ou função pública de sepultador. São auxiliares de serviços gerais ou agentes de construção que  executam essas funções.

E para fazer todas essas atribuições, qual a remuneração média mensal de um sepultador nos cemitérios brasileiros ? Segundo o noticiário  da TV, nos cemitérios de SP ganham ao redor de 1000 reais mensais. Tive a curiosidade de saber a situação em Santa Maria. Liguei para o Cemitério Municipal e me informaram que só quem poderia  dar informações  era a Secretaria de Obras. A moça foi taxativa :”Eu lhe  dou uma informação e depois sobra pra mim”. Confesso que não entendi o receio.

Liguei para a  Secretaria de Obras onde fui gentilmente tratado. Sem mistério algum me passaram o telefone do Sr. Vagner, titular da Secretaria Municipal de Obras e este, em poucos minutos, me retornou a ligação e todos os dados. Em Santa Maria, um sepultador ganha em média 1200 reais que, acrescidos  das demais vantagens, totalizam 1500 reais mensais. Agradeço ao secretário Vagner pela rapidez e educação !

O papa Francisco fez menção na sua homilia da semana passada ao trabalho importante e nem sempre valorizado desta categoria de trabalhadores. Que são praticamente invisíveis na nossa sociedade. E que pretendi lembrar e homenagear no dia de hoje com este registro.

Vivo fosse, o meu querido poeta Augusto dos Anjos, teria de alterar o título do seu soneto para : “Versos a um Sepultador”.

Nenhum comentário: