domingo, 31 de agosto de 2008

A BOÇALIDADE HUMANA NA RESERVA BIOLÓGICA ESTADUAL DE AGUAÍ,SANTA CATARINA


O município de Siderópolis, no sul de SC, possui uma área de 5.900 hectares de terras tomados pelas escarpas da Serra geral, onde esta localizada a Reserva Biológica Estadual do Aguaí.Abrangendo os municípios de Meleiro, Siderópolis e Nova Veneza, esta reserva foi criada em 1º de junho de 1983, através do decreto no 19.635, com área de 7.672 hectares. O principal motivo de sua criação foi o relevo acidentado com altitudes que variam dos 200 aos 1.200 metros e a presença de diversos canyons. Nesses locais nasce uma grande quantidade dos rios que formarão a bacia carbonífera. As nascentes são protegidas por uma vegetação densa formada pela Floresta Atlântica e Floresta Nebular no alto da serra. Por ser uma reserva não é permitida a entrada do público, somente de pesquisadores.
No dia 28 de agosto de 2008, um incêndio florestal nas paredes internas de um dos canyons da reserva foi o foco inicial para outros cinco novos focos de incêndio, numa área de difícil acesso, com cerca de 70 % de inclinação.
A polícia ambiental declarou que tudo se originou de uma queimada realizada por fazendeiros da região para "renovar" pasto.
Esta prática de queimada é um ato completamente desconhecido nos paises civilizados de primeiro mundo e,infelizmente, tão comum no nosso meio. Destrói a fauna e flora típicas da zona escarpada dos canyons, uma comunicade ecologicamente chamada de "comunidade clímax", que a natureza levou milhares de anos para construir. E que a estupidez humana destrói em poucas horas.

Um comentário:

Adilene Adratt disse...

Oi James, obrigada pela visita ao meu blog, meu espaço de divagações tão particular e tão aberto ao mesmo tempo...
Lendo o seu post, não posso deixar de comentar que o Brasil é o país das soluções rápidas: nas queimadas para plantar, nas cirurgias plásticas para aparentar, e na falta de solidez nas relações humanas para amar...
Bração!