sábado, 14 de março de 2009

CANASVIEIRAS, ONDE EU MORO (7)



Canasvieiras é um bairro e uma praia localizados no norte da Ilha de Santa Catarina, no município brasileiro de Florianópolis, entre as praias de Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus. É sede do distrito de mesmo nome. Possui autosustentabilidade, com um comércio bastante diversificado.

Há algumas teorias sobre a origem do topônimo "Canasvieiras"; uma delas conta que se deve a um certo Senhor Vieira, que antigamente teria possuído uma plantação de cana-de-açúcar na localidade. No entanto, uma explicação mais aceita historicamente seria o fato de uma espécie de cana-de-açúcar, a "cana-viera", ter sido bastante cultivada na região. De fato, a praia é identificada como "Praia Cana Vieiras" num mapa de 1786.

A praia é uma das mais visitadas pelos turistas argentinos, devido ao mar tranqüilo e à vida noturna. O mar de Canasvieiras é calmo e quente, apropriado para famílias com crianças. Ao largo da praia, não muito distante, há uma ilha particular, a Ilha do Francês, à qual é possível ir de caiaque ou em lanchas alugadas. Por ser o balneário preferido pelos turistas argentinos em Florianópolis, muitos dos estabelecimentos comerciais contam com atendentes bilíngües.

Nenhum comentário: