sexta-feira, 13 de março de 2009

SANTO AMARO DA IMPERATRIZ - (1)



A história de Santo Amaro da Imperatriz, remonta aos anos de 1795, quando se calcula a chegada dos primeiros desbravadores de origem portuguesa que habitavam Enseada do Brito e São José da Terra Firme, subiram pelo rio, chegando a um belíssimo vale coberto por densa floresta e habitado por índios.

O primeiro nome da localidade ARRAIL DO CUBATÃO , teve origem com o nome do rio que os índios chamavam de Cubatão, que significava PEQUENO MAR AO PÉ DA SERRA.

Por volta de 1830/33 construíram uma capela e em homenagem a padroeira Sant'Ana, o nome da localidade sofreu sua primeira alteração passando para SANT'ANA DO CUBATÃO .

Com o desenvolvimento da vila através do aumento populacional a antiga capela ficou pequena, iniciando-se assim uma nova capela por volta de 1850/53, quando da surpresa de todos, apareceu misteriosamente uma imagem de Santo Amaro, não se sabendo sua origem e seu destino, o pároco a guardou para quem de direito viesse reclamar. Após a conclusão da nova igreja a população com o clero mudaram pela segunda vez a nomenclatura da vila para SANTO AMARO .

Pelo Decreto Federal do então Presidente da República Getúlio Vargas, nenhuma cidade, distrito, vila, comunidade poderia ter o mesmo nome. Na ocasião existiam no Brasil seis localidades com o nome de Santo Amaro, não podendo permanecer mais de uma com o mesmo nome. Por tal motivo em 1.944 o distrito de Santo Amaro passou a se denominar de CAMBIRELA .

A população não aceitava o nome pagão, inúmeras foram as manifestações, surgiu a idéia de voltar ao nome antigo acrescentando um diferencial, a principio sugeriram Cubatão mas uma nova opinião foi proposta a da Imperatriz, e através de um plebiscito em 1948, a população da localidade consegue alterar o nome do referido distrito para SANTO AMARO DA IMPERATRIZ , nome este que permanece até os dias de hoje e que orgulha a todos os seus moradores.

Não foram só os nomes que fizeram da história do município movimentada, por volta de 1.808, caçadores descobrem o “ouro na forma de água”, ou seja, uma fonte de água termal, que impulsionou o desenvolvimento da localidade, mesmo com o massacre dos milicianos que para lá foram destacados para resguardar a descobertas pelos índios e estes por um novo destacamento, na qual será detalhadamente explanado no item abaixo descrito.

Uma outra característica histórica do município é as tradicionais festas religiosas e populares, como a FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, que se realiza desde 1.854, ou seja, irá para centésima quadragésima nona edição, onde no final do mês de maio início de junho a cidade se prepara e se transforma para receber mais de 50.000 visitantes nos 3 dias de festa. O município realiza outras festas como: A Festa do Colono, do Milho Verde, do Motaço, Festival de Bandas, entre tantas outras festas realizadas nas comunidades do interior do município, mas que também atraem milhares de visitantes.

Um outro patrimônio da cidade de Santo Amaro da Imperatriz é a vocação musical de seu povo. Desde 1908 as bandas de música fazem parte da história local e de comunidades vizinhas, a 1ª Banda de Música Natividade, em 1912 a 2ª Banda Gloria a 7 de Setembro, mas por motivos alheios as duas bandas rivais acabaram encerrando suas atividades. Mas o gosto pela música falou mais alto e desde 1940 a SOCIEDADE MUSICAL SANTO AMARO, canta e encanta a todos, sendo vencedora de inúmeros campeonatos estaduais e nacionais.

Outro fato importante ocorreu em 10 de julho de 1958, quando houve a Emancipação Político-Administrativa do município de Santo Amaro da Imperatriz.

Em 1979 Santo Amaro foi elevado à categoria de Comarca, sendo que esta abrange os município de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, Rancho Queimado, Angelina e Anitápolis.

Santo Amaro da Imperatriz, distante 25 km de Florianópolis, fica localizado em uma situação privilegiada entre a serra e o mar, o município possui 352,4 km², dos quis 72 % considerados de área de preservação permanente, onde 63% fica situado dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

As belezas naturais deste município exibem um maravilhoso visual, as águas termais de 39 graus centígrados, são qualificadas como a segunda melhor água do Mundo, só precedida pelas de Vicki, na França. Descobertas no século XVIII, foi visitada em 1845 pela família real, D. Pedro II e D. Tereza Cristina.

As montanhas imponentes da Mata Atlântica, um verdadeiro Santuário Ecológico, as belezas e os mistérios da Serra do Tabuleiro, contribuem para que o Município se torne cada vez mais belo.

Para quem gosta das lidas do campo, o Turismo Rural é outra alternativa de lazer dentro do Município, que pode ser vivenciado em meio a um cenário campestre.

Os esportes radicais, Vôo Livre, Motocross, Canoagem em corredeiras, etc... já se firmaram no município como mais uma opção, proporcionando, inclusive, campeonatos a nível nacional.

A simplicidade e o companheirismo dos Santoamarenses contribuem, também, para o sucesso de uma das principais características com que são recebidos os turistas, á Hospitalidade.

Nenhum comentário: