domingo, 8 de março de 2009
"SÍSIFO E PIZARRO" - jorn. J. BICCA LARRÉ
FOTO : jorn. J. Bicca Larré, em pronunciamento na cidade de Alegrete, sua terra natal.
*****************************************************************************
CRÔNICA
J. BICCA LARRÉ -
Sísifo & Pizarro
"Hão de me perguntar de onde tirei o título acima. Verão todos, ao longo deste texto. Sísifo, todos sabem, é um daqueles três principais supliciados da mitologia grega. Este foi condenado a empurrar, eternamente, montanha acima, uma enorme rocha de mármore, que de lá sempre se despencava antes de ele atingir o cume. E Sísifo repetia e repetia a vã tentativa de colocar a pedra no cimo do morro.
Tântalo foi outro, condenado a sentir sede sobre um rio cujas águas secavam sempre que ele tentava beber. E também a sofrer fome sob uma árvore frutífera, cujos galhos se elevavam quando ele tentava colher-lhe os frutos.
O terceiro desses condenados foi Prometeu, por haver roubado o fogo sagrado dos deuses. A ele foi imposto o castigo de, durante 30 mil anos, ficar acorrentado no monte Cáucaso, tendo o fígado comido, diariamente, por um abutre. E, como ele era imortal, seu fígado se refazia a cada dia. Foi Hércules, depois de seus famosos 12 trabalhos, que salvou Prometeu de seu suplício, substituindo-o no castigo pelo centauro Quíron.
Parecerá que fujo do assunto. Mas não. Falo-lhes agora de James Pizarro, famoso professor santa-mariense, que padece o suplício de um desterro que se impôs, nas plácidas praias da “Ilha da Fantasia” de Florianópolis. Digo que Pizarro é um degredado naquelas terras, porque de moto-próprio, como ele mesmo se queixa, teve aqui seus méritos desconsiderados. Mas esta cidade, na sua costumeira sina, cultiva o esquecimento das pessoas importantes e se habituou a invejar e desdenhar dos que brilham, como aquela cobra da lenda, que odiava o vagalume.
Conta-me meu filho Ludwig que Pizarro está mais gordo, apesar da cirurgia a que se submeteu para reduzir o estômago. Disse-me que, caminhando com Pizarro pela praia, num pequeno repecho da encosta de um daqueles morros que circundam a ilha-capital, teve de puxar o amigo aclive acima. Ri, só de imaginar a cena. Então, lembrei de Sísifo grego.
Mas não faças caso, Pizarro. Sei que Ludwig, como eu, é um exagerado e te quer muito bem. Não é um pecado maior a gula e a sua consequente obesidade. A história está cheia de gordos famosos e geniais. Cito alguns: Balzac, Saint Exupéry, Emílio de Menezes, Oliver Hardy (o gordo, de O Gordo e o Magro), Di Cavalcanti, Jorge Amado, Jô Soares, Faustão, Luis Fernando Verissimo, Aníbal Troillo, Dorival Caymmi...
Além disso, relembro-te que o nosso genial Nelson Rodrigues, afirmava que “todo canalha é magro”. E isso tem consolado os gordinhos.
Cuida, pois, Pizarro, do teu coração, do teu colesterol, dos teus triglicérides, da tua glicosúria, da tua insulina. E fica tranquilo. Curte essas praias paradisíacas, sem te tornares quérulo. Não vale a pena."
*****************************************************
OBS.- Crônica dominical do jornalista e escritor J. Bicca Larré, membro da ACADEMIA SANTAMARIENSE DE LETRAS, S. Maria, RS, publicado no jornal da RBS, DIÁRIO DE SANTA MARIA, em 07 de março de 2009,Edição nº 2124.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É um atrevimento meter-me em tão elogiosa crónica.
Mas,amigo James,Camus no seu MITO DE SÍSIFO também dizia que:saber se a vida merece,ou não,ser vivida é responder a uma questão fundamental da filosofia.
E,amigo,tu tens dado a resposta.
Um abraço.
From: Ana
Sent: Tuesday, March 10, 2009 12:27 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: Re: Coluna do Diário de Santa Maria sobre Prof. pizarro
Que bacana...
Bom ser lembrado com tanto carinho!!
Ana "Roccana"
Postar um comentário