terça-feira, 5 de maio de 2009

A BANDA DO "SÉTIMO" FEZ 100 ANOS !


Foto : Lauro Alves (Diário de Santa Maria,S. Maria, RS)
********************************************
A Banda da Terceira Divisão do Exército Brasileiro completou 100 anos de existência no dia 30 de abril de 2009. Com sede em S. Maria, RS, era conhecida durante décadas como "Banda do Sétimo", numa referência ao Regimento Gomes Carneiro, que era o Sétimo Regimento de Infantaria do Exército, onde a banda era sediada (na avenida Borges de Medeiros,confluência com a rua Dr. Bozano).
Passei minha infância comparecendo à praça Saldanha Marinho para assistir as retretas dessa banda no coreto da praça (coreto que ainda existe). Esses retretas atraiam notável público e ocorriam às 17h.
Hoje (2009) a banda é integrada por 53 músicos, regidos pelo sargento Ildo Guerra, maestro da banda. A banda executa centenas de músicas clássicas,populares e militares.
O jornal Diário de Santa Maria dedicou reportagem à banda na edição de 2/maio/2009,onde está feito o seguinte registro :
"Além de tocar, cada um dos integrantes da banda tem uma missão extra. A do sargento Fabiano Tascheto Martelli é cuidar dos arquivos com o repertório das músicas. Ao todo, são 800. A partitura mais antiga, em folhas já amareladas pelo tempo, foi feita à mão pelo 2ª tenente Luiz Barone, em 1953. A música é uma homenagem a um pipoqueiro de Santa Maria, que morreu de desgosto ao não ser convidado para a formatura do próprio filho. Em 100 anos, a Banda do Exército também ajuda a registrar a história da própria cidade."

Um comentário:

aminhapele disse...

E quem não gosta de ouvir uma boa "banda"?!