quinta-feira, 25 de agosto de 2016

MUDAR O MUNDO - James Pizarro (Jornal A RAZÃO, 25/8/2016)


COLUNISTAS

Mudar o mundo


James Pizarro

por James Pizarro em 25/08/2016
Compartilhar:
Mais opções
A HIPOCRISIA - Todo dia que tem sorteio da Mega-Sena eu jogo três cartões, sempre com os mesmos números. Estou tentando ganhar para provar uma verdade a respeito da nossa porca sociedade de consumo de mundo capitalista. Se eu fosse vencedor e ganhasse toda bolada sozinho, o pessoal que me critica e me chama de “gordo louco” imediatamente passaria a me chamar de “fofinho excêntrico”. Ou “obeso bizarro”. Por aí...Logo ressurgiriam das cinzas, parentes distantes que nunca falaram comigo e nem responderam minhas mensagens de Facebook. Conhecidos escrevendo cartas melosas pedindo ajuda financeira. E como tudo é possível, alguma cinquentona com um filho maior de idade, a tiracolo, exigindo um DNA. Seria a consagração da hipocrisia!
SINA - Depois de terminada a Olimpíada-2016 deveria começar a vida REAL no Brasil. Mas começa a propaganda eleitoral gratuita. Que pecados temos de pagar? Que sina tem o povo brasileiro...
MUDAR O MUNDO - Ao sabor da imaginação e sem o menor critério científico, creio que três grupos de pessoas podem mudar o mundo. Ou, pelo menos, mudar o seu próprio mundo. Os ingênuos. Os de mais de 40. Os que estão no fundo do poço.
Os INGÊNUOS: por desconhecerem o paradigma, os modelos estabelecidos pela sociedade, pelas instituições, etc...eles ousam tentar coisas novas. E muitas vezes conseguem fazer coisas impossíveis

Os DE MAIS DE 40: as pessoas que se aproximam do meio século de existência às vezes ficam nauseados com sua atividade e abandonam tudo. Conheço estudantes de cursos superiores que, prestes a se formar, abandonaram o curso. E foram meditar nas montanhas do Tibet. Ou vender pastéis na praia e praticar surf. Isto é, eles ousaram tentar a felicidade. Eles têm de revolucionar para poder sobreviver.
Os do FUNDO DO POÇO: são aqueles que chegaram ao fim. Não conseguem enxergar a luz no final do túnel. Chegaram a cogitar a possibilidade do suicídio. Eles precisam espernear. Ser criativos. Tentar o impossível.
Em qual destes grupos você se enquadra?

Nenhum comentário: