quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

O MILAGRE - James Pizarro (jornal A RAZÃO, edição de 1/12/2016)



COLUNISTAS

O milagre



James Pizarro

por James Pizarro em 01/12/2016
Compartilhar:
Mais opções
Por milagre eu vi mais uma romaria da Medianeira. Vi vultos através da vidraça. E maçãs maduras caindo do pé. E um sol que se levanta.
Por milagre eu senti cheiros antigos. Revi faces amigas. Lembrei de rostos mortos. Aprendi a dizer não. E aprendi a dizer sim.
Por milagre eu salvei náufragos. Eu mesmo - como por milagre - cheguei à praia. Escutei discussões. Ouvi queixas. Fiz queixas. E se queixaram de mim.
Por milagre fiz um poema. Ergui paredes. Fixei quadros dos netos. Sonhei com mulheres adormecidas. Fui segunda-feira. E me transformei em sábado também. E consegui até ser domingo.
Por milagre busquei - alcancei - o Norte. Busquei o Leste. Fugi para o Oeste.
Por milagre não pressenti o sul. Passei por tardes loiras de sol na praia
Conheci o amor e a paz. Acompanhei cardumes. E me perdi com eles.
E achei um cavalo-marinho. Recolhi conchas. E me transformei em faca. Anzol. E rede.
Por milagre uma sereia falou comigo. Enquanto gaivotas drogadas voavam por sobre meus cabelos.
E estive em terras longínquas.
E ouvi morteiros ao entardecer.
E o napalm queimou minha pele de pecador.
E toquei tambores de guerra.
Por milagre fumei o cachimbo da paz. Andei por estepes desoladas.
E descampados verdes. E desci ao fundo das minas. E naveguei por mansos canais azuis.
Por milagre minha sexta neta nasceu. Outros netos meus entraram na universidade. Revejo velhas faces amigas no calçadão. Conheço novos amigos que colecionam figurinhas de futebol, o que me torna menos só neste ofício.
E não morri este ano como por milagre.
Assim como - por milagre – dentro de poucas semanas, meu querido amigo Jesus vai nascer novamente.
Ele, que é o Autor de todos os milagres !

Nenhum comentário: