sexta-feira, 11 de junho de 2010

VUVUZELA É MELHOR QUE CANHÃO...

"Vuvuzela" é uma corneta de cerca de um metro de comprimento, usualmente usada por torcedores em jogos de futebol na África do Sul. A origem do nome é controversa. Parece provir da palavra Zulu que significa "fazer barulho".

"Bafana bafana" é o apelido da seleção de futebol da África do Sul (equivale ao nosso termo "canarinho" para designar a seleção brasileira).

"Jabulani" é o nome da bola que será utilizada nos jogos da Copa do Mundo de 2010, que significa "celebrar", na lingua Zulu. A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul, assim como os 11 jogadores de cada time.

"Madiba" é um título honorífico dado aos idosos da tribo da qual se originou Nelson Mandela. Hoje, na África do Sul, Mandela é chamado de Madiba pelo povo.

Estes e dezenas de outros termos passarão a fazer parte do nosso dia-a-dia graças aos 30 dias de jogos da Copa do Mundo. Conhecimentos sobre fauna, flora,música, história e cultura da África serão passados para o planeta inteiro graças a 30 dias de jogos. A África do Sul e a alegria de seu povo estão a contagiar o planeta inteiro.

É melhor do que assistir noticiário sobre atentados, guerras sangrentas, poluição, roubos e morte, intolerância entre árabes e judeus.

Graças à popularidade e ao poder agregador da jabulani, o mundo aprende que a paz é algo possível.

************************************
AUTOR : James Pizarro

3 comentários:

Beth/Lilás disse...

Tens razão, amigo, melhor assistir os jogos, mesmo com o barulho da vuvuzela, do que saber destas misérias do dia a dia.

Também escrevi hoje sobre a vuvuzela e achei lá o significado, pode conferir.
abs carioca

Rosamaria disse...

Eu fico só imaginando todas aquelas "vuvuzuelas"nos ouvidos, hehehe.

Experimenta só: levanta o volume, entra ai e clica no "BLOW ME"...(FICA APERTANDO O MOUSE):
http://www.spitorswallow.co.za/blowme.php

Junta toda a turma no estádio pra ver o que acontece aos teus ouvidos.
Abraços.

Anônimo disse...

Maravilhoso teu texto.
Ver jogos da copa do mundo e ouvir vuvuzelas é milhões de vezes melhor pros nossos ouvidos e CÉREBRO, do que tanta miséria televisiva, que entra baixinho dentro da alma das pessoas numa perfeita lavagem cerebral. A vuvuzela pelo menos entra fazendo estardalhaço mas não lava as idéias de ninguém e muito menos impõe as drogas que nos enfiam goela abaixo cada dia em novelas, jornais e programas xulos, com apresentadores mal educados a exemplo do Faustão...
Parabéns pelo teu texto.