Sou do tempo de estudar Física nos três volumes do saudoso Aníbal Freitas,usados nas três séries do então chamado "Curso Científico" (hoje "Ensino Médio"). E lembro muito bem dos sistemas de unidades de medidas CGS e MKS. Já na universidade convivi com dois submúltiplos do segundo : o milissegundo (milésimo de segundo) e o microssegundo (milionésimo de segundo).
Nós últimos anos, pela leitura de revistas especializadas e jornais, aprendi sobre o nanossegundo, que equivale a um bilionésimo do segundo.
Já chegando perto dos setenta anos, imaginei que mais do que isso não chegaria a tecnologia humana. Mas errei !
Acabo de ler um artigo no "Estadão", assinado pelo Ethevaldo Siqueira,onde fiquei sabendo que existem o picossegundo, o femtossegundo (sim, com M antes do T) e o attosegundo valendo, respectivamente, um trilionésimo, um quatrilionésimo e um quintilionésimo do segundo.
Sou tão velho que aprendi que a letra M só podia vir antes das letras P e B e, decepcionado, vi que isso também não vale mais. O articulista explica que "o prefixo FEMTO é derivado do dinamarquês FEMTEN, que quer dizer 15...um quatrilionésimo de segundo é escrito, em notação científica, assim : 10-15(ou seja, 10 elevado a menos 15)".
Entre os 10 mais velozes computadores do mundo (7 nos Estados Unidos,2 na China e 1 na Alemanha), existem dois computadores que fazem um quatrilhão de cálculos por segundo e que por causa desses dois é que foi criada a unidade femtossegundo.
Isso tudo me deixou tão embasbacado que saí com meu chimarrão e fui ver os quatro golfinhos que diariamente passam aqui na praia de Canasvieiras em direção à praia Ponta das Canas. Nenhum computador terá um dia a beleza dos movimentos dos golfinhos.
E se um dia tiverem, eles que vão à FEMTON que o pariu !
**************************************
AUTOR : James Pizarro
8 comentários:
RECEBIDO POR E-MAIL
**********************
From: Milton Oliveira
Sent: Saturday, July 17, 2010 11:10 AM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: Res: "OS GOLFINHOS E A NANOTECNOLOGIA" - James Pizarro
Pizarro:
Realmente, às vezes, a tecnologia quer ultrapassar os mistérios divinos. Ela tenta, diariamente, mas a perfeição divina é imbatível, pelo menos por enquanto. James, fico com os golfinhos também, a natureza me fascina muito mais que a tecnologia, mesmo eu sendo dependente desta última para sobreviver no mercado de trabalho.
O Candido já encaminhou os livros pra ti? Falei com ele quando voltei ao trabalho e disse-me que estava enviando na virada do mês. O Candinho é meio (para não dizer mais) enrolado com as coisas.
Ah! Manda as fotos que fizemos na tua casa.
Um abraço,
Milton Oliveira
Programador/webmaster Rádio Universidade AM
Santa Maria - RS
Visite nossos sites:
Portal Rádio Universidade AM > http://www.ufsm.br/radio
Expresso 292 > http://www.ufsm.br/expresso292
RECEBIDO POR E-MAIL
*********************
From: Luiz Ernani Bonesso de Araújo
Sent: Saturday, July 17, 2010 11:09 AM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: Re: "OS GOLFINHOS E A NANOTECNOLOGIA" - James Pizarro
Gostei muito Pizarro.
Um abraço
Ernani
From: Joao Dias
Sent: Saturday, July 17, 2010 7:58 PM
To: James Pizarro
Subject: Enc: "OS GOLFINHOS E A NANOTECNOLOGIA" - James Pizarro
Muito Boa!
Repassei para meus amigos e parentes professores.
Em tempo: no A Razão de hoje pag. 2 pesquisa diz que os professores estão no topo da credibilidade do povo.
Parabéns à categoria.
From: nilton gesser
Sent: Saturday, July 17, 2010 9:36 PM
To: james
Subject: sobre nanotecnologia
James, a tecnologia parece que está como a matemática. no caminho do cálculo infinitesimal. Estamos já na quarta revolução industrial e a maior parte da humanidade ainda não sabe. Até o Brasil não está tão atrasado assim pois em 2006 descobriu o menor acelerador de partículas do mundo um nanoacelerador .
Digite no google em nanotecnologia e vais ver as maravilhas que vem por aí. Eu tenho uma pasta no computador só sobre isso.
Minhas leituras preferidas são sobre moral Cristã mas eu sou tambem meio "professor pardal" e já desenhei um projeto de um motor puramente magnético que rodará perpétuamente sem consumir energia nenhuma, usando somente a força do magnetismo (que dura 400 anos) e para isso já tenho 130 imãs de neodímio que pedi pelo mercado livre.
Vamos ver no que dá! Depois te digo.
Abraços
Gesser
Isso tudo pra mim é um mistério... Além da minha compreensão e da minha vã filosofia.
Admiro demais os cientistas e suas mentes privilegiadas. Rezo por eles!
Eu ri foi muito com o final do seu post! Se te falta velocidade para acompanhar, te sobra humor.
Eu ri foi muito com o final do seu post! Se te falta velocidade para acompanhar, te sobra humor.
From: maria elizabeth machado domingues
Sent: Monday, July 19, 2010 4:35 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: RE: "OS GOLFINHOS E A NANOTECNOLOGIA" - James Pizarro
A gente tem que agradecer a quem nos propociona essa maravilha. Já observastes que eles tem uma regularidade de horário? Diga não ao estaleiro
Postar um comentário