quinta-feira, 16 de setembro de 2010

"CIC - CENTRO INTEGRADO DE CULTURA" DE FLORIANÓPOLIS : VAI PERMANECER FECHADO ATÉ QUANDO ?

Reproduzo abaixo o flyer de divulgação de ato/manifesto de amor ao CIC (Centro Integrado de Cultura) de Florianópolis que está abandonado há quase dois anos. Espero que todos os leitores/seguidores deste blog divulguem a matéria. Abaixo, na íntegra, o manifesto que me foi enviado assinado pelo grupo "ARTISTAS INDEPENDENTES DE FLORIANÓPOLIS".
**************************************
Não era sem tempo. Um ato em protesto ao fechamento do Centro Integrado de Cultura da Capital (CIC) deverá reunir mais de 100 artistas, além de servidores. A data ainda não foi divulgada, mas sabe-se que ocorrerá nos próximos 20 dias. A mobilização será pacífica e cultural, incluindo ações artísticas e exibição de vídeos, em frente ao CIC, fechado há quase dois anos para as intermináveis reformas. Até que demorou essa reação. O governo do Estado e a Fundação Catarinense de Cultura jogaram com a “infinita” paciência e a falta de iniciativa da classe para se mobilizar. Está na hora de dar um basta neste “blefe”.

A situação degradante do maior equipamento cultural do Estado é reflexo da política esquizofrênica e risível empreendida nos últimos oito anos pelas gestões encasteladas no governo do Estado. Durante esse tempo, o CIC passou por infindáveis reformas, todas inconclusas. Imaginem o quanto se enterrou de dinheiro ali nestes oito anos sem que os resultados fossem notados. A atual reforma já consumiu R$ 8 milhões, sendo não estão incluídos aí os gastos com o Teatro Ademir Rosa e o Cinema (estes ainda em licitação). Não seria assunto para uma Comissão Parlamentar de Inquérito?

Sabendo da precariedade e da urgente necessidade de uma readequação do local, o governo anterior resolveu investir o dinheiro do contribuinte na construção de um outro teatro, anexo ao Centro Administrativo, na rodovia de acesso ao Norte da Capital. Espaço este menor e que vive com constantes problemas de infiltração. Convenhamos, aquilo não é um teatro, é apenas um auditório construído para atender ao capricho do “rei nu” da época.

ass. ARTISTAS INDEPENDENTES DE FLORIANÓPOLIS

Bis da apresentação "Música para o Cinema" da Camerata Florianópolis.
Dia 23/11/07 no teatro do CIC, Florianópolis, SC.
Claro, isso quando o CIC funcionava e cumpria seu papel...

2 comentários:

Ana disse...

Pelotas viu seus cinemas fecharem um atrás do outro.
Os teatros, também: sobrevivem dois - o Guarani e o 7 de Abril, mas estão em reformas e precisando de cuidados...
Tudo tão triste...

Nani Lobo disse...

fora o CIC o museu do mar em São Francisco do Sul o maior da America Latina esta no abandono e 159 centros multiuso que so serve para esporte
e os jovens caminhando para onde....?