segunda-feira, 9 de julho de 2012

FLORIANÓPOLIS : VICENTINOS PRESENTES EM CANASVIEIRAS - James Pizarro

Frederico Ozanan foi o fundador da SSVC-Sociedade São Vicente de Paulo, cujos membros são conhecidos por "Vicentinos". Dia 23 de abril é o dia de nascimento de Frederico Ozanan, que fundou a sociedade dos Vicentinos na França tendo a mesma em pouco tempo se difundido por todo o mundo.

Ozanan sempre ficou constrangido pelo fato de apenas falar do papel da Igreja no mundo e da fala teórica sobre caridade. Sempre achou, desde a sua juventude, que as coisas deveriam passar para o terreno prático, isto é, que os cristãos deveriam ajudar os pobres e necessitados NA PRÁTICA e não apenas no discurso. Ozanan, com apenas 20 anos de idade, reuniu amigos e fundou as chamadas "Conferências de São Vicente de Paulo", cuja missão era ajudar aos pobres.

Inspirado em Ozanan, meu amigo "Seu" Nei, companheiro de caminhada na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, fundou uma conferência e preside os Vicentinos de Canasvieiras. Com seus oitenta anos, Seu Nei recolhe doações de alimentos todo terceiro domingo  de cada mês na entrada da igreja e com seus companheiros Vicentinos faz cestas básicas que, durante o mês, são entregues às famílias carentes da paróquia.

Eu e a Vera Maria, tocados pelo espírito de serviço e de partilha, admiradores do serviço do amigo Nei, todo terceiro domingo colaboramos com nossa sacola de alimentos antes da missa.

São cristãos de iniciativa prática, como o Nei, que nos inspiram a crer que nem tudo está perdido neste mundo egoísta de hoje.

Nenhum comentário: