terça-feira, 10 de julho de 2012

RUA FELIPE SCHMIDT, O CORAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS - James Pizarro

Porto Alegre tem a famosa "Rua da Praia", calçadão reservado aos pedestres, assim como Curitiba - onde morei dois anos - tem a "Rua das Flores", o primeiro calçadão do Brasil, implantado pelo arquiteto Jaime Lerner.

Florianópolis tem a rua Felipe Schmidt, possuidora de grande comércio, com um longo trecho transformado em calçadão. Felipe Schmidt foi um grande político catarinense, nascido em Lages, que governou SC duas vezes, foi deputado e senador por quatro legislaturas. Profissionalmente, chegou a General de Divisão e - entre seus grandes feitos - figura a solução para os problemas de limites entre SC e Paraná.

A rua Felipe Schmidt, coração nevrálgico da bela Florianópolis, teve várias denominações anteriores, a saber : rua Moinhos de Vento, rua Fonte de Ramos, rua Bela do Senado e  rua da República.

Quem quiser se aprofundar sobre a história de Florianópolis, suas ruas e sua gente, deve ler os dois livros da professora universitária e pesquisadora Sara Regina Poyares dos Reis.

O jornal NOTÍCIAS DO DIA, de Florianópolis, a cada edição de fim-de-semana publica uma série intitulada RIC MEMÓRIAS, onde é resgatada a memória  das ruas e avenidas mais conhecidas da capital catarinense.

Quem, como eu, se interessa pelas coisas da cidade  e tem amor por Florianópolis e sua memorialística, deve ler tanto o jornal como os trabalhos da pesquisadora citados.

Nenhum comentário: