sexta-feira, 29 de março de 2013

REVISTA "O CRUZEIRO" - James Pizarro

Livro indispensável na biblioteca de profissionais da imprensa e estudantes de jornalismo, principalmente os ligados ao fotojornalismo, é o recém-lançado "As Origens do Fotojornalismo no Brasil : um Olhar Sobre o Cruzeiro (1940-1960)".

O livro é um lançamento do Instituto Moreira Salles. É uma compilação de imagens publicadas na revista "O CRUZEIRO" nos anos 1940/50/60. É o Brasil passado a limpo através de fotos e fatos publicados na revista que, no seu auge, chegou a ter 700 mil exemplares de tiragem.

O livro, organizado por Helouise Costa e Sérgio Burgi, do Instituto Moreira Salles, tem 335 páginas e está sendo vendido a R$ 140. Reune fotos dos mais famosos e talentosos fotógrafos daquela época : Jean Manzon, José Medeiros, Peter Scheier, Henri Ballot, Pierre Verger,  Marcel Gautherot, Luciano carneiro, Salomão Scliar, Indalécio Wanderley, Ed Keffel, Roberto Maia, Mário de Moraes, Eugênio Silva, Carlos Moskovics, Flávio Damm e Luiz Carlos Barreto.

Particularmente, fiz uma viagem à minha infância e adolescência, pois meu avô Fredolino - ferroviário em Santa Maria, RS - assinava a revista O CRUZEIRO e a recebia semanalmente através da Cooperativa dos Ferroviários da Viação Férrea do RS. No galpão da casa do vô Fredolino existiam prateleiras abarrotadas de centenas e centenas de exemplares desta que talvez tenha sido a mais brasileira das revistas.

O livro é imperdível para as novas gerações !!!

Nenhum comentário: